Vitamina C no combate ao COVID-19

Vitamina C – uma aliada no combate contra o Covid-19

Todos queremos ter uma saúde e a imunidade reforçadas. Para isso, apenas precisamos de comer saudavelmente e quanto mais cores o nosso prato tiver melhor! “Mente sã corpo são”.

Como todos sabemos, à medida que os anos vão passando a nossa absorção dos nutrientes começa a ficar mais fraca. É exatamente por isso que é fundamental consumir ainda mais legumes, verduras e frutas. Entre os nutrientes mais importantes para o sistema imunológico, temos a famosa vitamina C. Ela é muito utilizada em cosméticos, mas não faz bem só para a pele e o cabelo não, ela é uma boa amiga do seu organismo também. E o melhor: pode ingeri-la através dos próprios alimentos!

Mas afinal o que é a Vitamina C?

A vitamina C, chamada também de ácido ascórbico, é responsável por diversas ações bioquímicas do nosso corpo, contribuindo em muitas áreas vitais. Possui propriedades antioxidantes, é solúvel em água e não aguenta uma grande oscilação de temperatura. Pode encontrá-la em alguns alimentos, principalmente nos frutos cítricos, mas por ser hidrossolúvel, o organismo não consegue conservá-la na dose necessária. O corpo não produz vitamina C, por isso é importante diariamente aportar ao nosso corpo as doses mínimas recomendadas. Quando o organismo percebe haver uma deficiência de vitamina C, ele começa a retirá-la da pele, tornando-a desprotegida. Como um dos papéis desse nutriente é auxiliar na produção de colágeno, a reparação dos tecidos se torna mais lenta, prejudicando a cicatrização de feridas. Além disso, o corpo resiste mais a queima de gordura, pois está a precisar de nutrientes, o que dificulta a perda de peso.

Múltiplos Benefícios

Além de ser antioxidante combatendo os radicais livres, a vitamina C tem outras propriedades importantes, tais como, o auxílio no emagrecimento e na produção de colágeno, melhora o humor, evita problemas oftalmológicos e a possibilidade de derrames, além da sua principal contribuição para nós neste momento de pandemia do coronavírus: o aumento dos níveis de anticorpos do organismo, essencial para a imunidade. Dificulta o envelhecimento precoce, pois neutraliza os radicais livres e aumenta a produção natural de colágeno, proteína responsável pela sustentação e firmeza da pele: ajuda na absorção de ferro que provém dos vegetais, nutriente importante para prevenir a anemia; fortalece os ossos devido ao aumento de produção de colágeno (perceba como ele é importantíssimo para o organismo), pois além ser ótimo para a pele, também dá mais resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos; evita problemas de visão decorrentes do envelhecimento, porque a vitamina protege a degradação da parte da retina responsável pela assimilação de detalhes; previne e ajuda na melhora de gripes e constipações, já que, quando ficamos doentes pode estar relacionado a carência de vitamina C; previne derrames, novamente por conta do crescimento de produção do colágeno, que evita o rompimento de coágulos e a formação de placas nas artérias

Porque é que a Vitamina C ajuda a evitar o Coronavírus?

O benefício mais relevante da vitamina C em questão é o aumento da imunidade no organismo. Esse nutriente ajuda na produção dos glóbulos brancos, as principais células do sistema imunológico, encarregado de combater estruturas estranhas defendendo o organismo. Outra forma de fortalecimento do sistema imunológico por meio da vitamina é decorrente do aumento dos níveis de anticorpos, já citado anteriormente. Sendo assim, com o nível de Vitamina C ideal, seu organismo se defende rapidamente, ficando mais protegido e menos suscetível a doenças.

Alimentos ricos em Vitamina C

Encontramos a vitamina C nos vegetais verdes-escuros como espinafre, brócolos, pimentão, couve, couve-flor entre outros. Já nas frutas, temos o limão, a laranja, a tangerina, o morango, a acerola, a manga, o quivi, o tomate, entre outros. O recomendável é comer o alimento cru, quando puder, e se precisar cozinhá-lo, o melhor processo é pelo vapor.