Projeto para combater a solidão dos idosos criado pela Câmara Municipal de Gaia

Criado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia o projeto “Ser+Vizinh@” pretende combater o isolamento e a solidão dos idosos. Oliveira do Douro foi o local escolhido para iniciar o projeto e averiguar da sua viabilidade até ao final do ano de 2021.
O Projeto “Ser+Vizinh@”, funcionará com a ajuda de voluntários, tendo como principal objetivo o combate ao isolamento da população idosa, promovendo a sua inclusão social apoiando-se no trabalho em equipa e, em rede, juntamente com a população local. Assim, será mais fácil a sinalização de situações de vulnerabilidade e eventuais perigos no que respeita os idosos. Dessa forma, tanto a autarquia como os serviços do Instituto de Segurança Social, bem como as juntas de freguesia e outros atores sociais poderão encontrar soluções de forma muito mais célere e eficaz. Os voluntários farão visitas regulares aos idosos verificando o seu bem-estar e situações de emergência que possam surgir.
Por sua vez, o coordenador-voluntário reporta todas as situações à Divisão de Ação Social e Voluntariado (DASV), articulando-se sempre com as entidades e serviços competentes, tais como serviços municipais, forças de polícia, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), juntas de freguesia e entidades de saúde. Mas também os vizinhos serão chamados a intervir neste projeto. O concelho de Vila Nova de Gaia tem 52 201 pessoas com mais de 65 anos de idade.