contratação de pessoas mais velhas

Empresas só ganham ao contratarem pessoas mais velhas

Os profissionais mais velhos têm outras capacidades de liderança, já que a sua comunicação interpessoal é melhor, sendo bons líderes e gestores, principalmente, se os compararmos com os jovens que vão ingressando no mercado de trabalho.

São inúmeras as vantagens, para as empresas, contratarem pessoas mais velhas. No entanto, ainda persiste o estigma de não o fazer no mercado empresarial português. As empresas acabam por sofrer com a rotatividade dos jovens que mais insatisfeitos com as condições laborais mudam e procuram outras oportunidades mais frequentemente. Assim, a contratação de pessoas mais velhas, com mais experiência e outra atitude perante a vida pode ser uma excelente solução para os empregadores que podem reter os talentos e manter a produtividade que tanto almejam.

Os profissionais mais velhos têm outras capacidades de liderança, já que a sua comunicação interpessoal é melhor, sendo bons líderes e gestores, principalmente, se os compararmos com os jovens que vão ingressando no mercado de trabalho.

Por outro lado, os profissionais mais jovens são mais ambiciosos sonhando com uma rápida ascensão na carreira, mudando de emprego com muito mias frequência e mais facilidade o que cria às empresas graves problemas de retenção de quadros, bem como de produtividade e qualidade nos seus serviços. Tal não acontece com os profissionais mais velhos, já que estes têm um sentimento de responsabilidade e ética mais apurado que os jovens que ingressam no mercado de trabalho. Pessoas com mais experiência profissional e com idade mais avançada tendem a saber o que querem e que uma recolocação no mercado é complicada. Muitos deles já estão aposentados e continuam a trabalhar para complementar o seu income monetário, ou simplesmente, porque gostam de se sentir ativos e úteis.

Por isso, a preocupação de que o trabalhador de terceira idade irá abandonar o barco, gerando algum problema futuro, tende a ser menor. As empresas que contratam pessoas mais velhas sabem que estas possuem um network maior podendo daí significar uma mais valia para a empresa, criando conexões que podem ser bastante significativas para a sua área de atividade. As organizações que optam pela contratação de pessoas mais velhas sabem que os seus profissionais, acima dos 60 anos, são normalmente mais comprometidos com prazos e horários. Raramente se atrasam e a pontualidade e a ética são valores muito apreciados pelas chefias das organizações. A maioria dos funcionários mais velhos, das empresas, gostam mais de aprender coisas novas estando mais recetivos, por exemplo, à tecnologia ou a novos processos laborais.

Como vimos, é necessária uma mudança de paradigma e pensamento relativamente à contratação de pessoas mais velhas, incentivando os departamentos de Recursos Humanos a olhar de outra forma para as pessoas mais velhas e apostando no seu know-how e experiência de vida.

Desta maneira, muitos talentos podem ser redescobertos, e as empresas podem aumentar a sua notoriedade pelo papel social que estarão a abraçar.