Processos de Envelhecimento em Portugal - Manuel Villaverde Cabral

Processos de Envelhecimento em Portugal, de Manuel Villaverde Cabral

Este livro propõe-se desenvolver a temática do uso do tempo e as redes sociais pelas pessoas com mais de 50 anos. Trata-se uma temática pouco abordada pela investigação social, mas importante para a compreensão do envelhecimento, especialmente no que respeita ao modo como este ocorre e se manifesta nos diferentes grupos sociais

O livro “Processos de Envelhecimento em Portugal – usos do tempo, redes sociais e condições de vida” investiga a existência de relações estreitas entre a atividade social e vários aspetos da saúde física, emocional e mental das pessoas de idade, sublinhando a importância dessa atividade para as manter independentes, produtivas e saudáveis. Pretende repensar o papel social do grupo idoso na sociedade, normalmente visto sob a égide da dependência, da pobreza e da exclusão, podendo representar também um mercado potencial para inúmeras atividades económicas relevantes, como o turismo ou as universidades para a terceira idade.

Sobre o autor

Manuel Villaverde Cabral é vice-reitor na Universidade de Lisboa e investigador coordenador do ICS-UL. Doutorado em História pela EHESS – Universidade de Paris I. Atualmente interessa-se pela sociologia das atitudes e comportamentos políticos, nomeadamente o exercício da cidadania democrática nas suas relações com a história política portuguesa e com a estratificação e a equidade sociais.

Dados técnicos do livro “Processos de Envelhecimento em Portugal – usos do tempo, redes sociais e condições de vida”

Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Idioma: Português
Ano: 2013
ISBN: 9789898662002