Bial no tratamento para doença de Parkinson

Bial acorda comercialização de tratamento para doença de Parkinson

A farmacêutica portuguesa Bial comercializará um filme sublingual de apomorfina destinado ao tratamento dos períodos ‘OFF’ da doença de Parkinson. Processo de submissão à Agência Europeia do Medicamento poderá ter início ainda em 2021

A Bial assinou um acordo de licenciamento exclusivo com a farmacêutica norte-americana Sunovion para a comercialização de um medicamento para a doença de Parkinson na União Europeia, Espaço Económico Europeu e no Reino Unido.

O fármaco, o filme sublingual de apomorfina, está na fase 3 de desenvolvimento clínico na Europa, e a farmacêutica portuguesa ficará responsável pelo processo de aprovação pelo regulador, cujo processo poderá ter início ainda este ano.

A apomorfina sublingual é uma formulação em filme, que se dissolve debaixo da língua, e é destinada ao tratamento agudo e intermitente dos períodos ‘OFF’ – estado de profunda imobilidade dos doentes – da doença de Parkinson.

Em comunicado a Bial informa ainda que o acordo agora assinado reflete o compromisso da empresa para com a comunidade de Parkinson, sendo também um passo importante na sua estratégia de desenvolvimento e de expansão na Europa.