Sala SNOEZELEN

Residência Senior Club com nova sala multissensorial Snoezelen

Um recurso valioso que permite aos terapeutas criar ambientes descontraídos e agradáveis

ORPEA Residências
Tel.: +351 210 516 565
orpeaportugal@orpea.net · https://orpea.pt/

As salas multissensoriais Snoezelen são espaços interativos concebidos para estimular os sentidos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com incapacidades e seniores com deficiências cognitivas graves ou demências, que veem afetadas as capacidades motoras e neurológicas. Com o objetivo de criar cada vez mais soluções e disponibilizar o melhor acompanhamento possível, o Grupo ORPEA tem mais uma área Snoezelen na Residência Senior Club.

Os sentidos permitem-nos comunicar e interagir com o nosso ambiente. Desta forma, através de luzes, aromas, música ou sons e texturas, as salas multissensoriais Snoezelen recriam um ambiente que proporciona experiências agradáveis que promovem o bem-estar emocional e estimulam as capacidades físicas e cognitivas das pessoas.

Na Residência Senior Club, a nova sala multissensorial Snoezelen é um recurso valioso, “que permite aos terapeutas criar ambientes descontraídos e agradáveis, fisicamente e cognitivamente acessíveis, que estimulam os sentidos e facilitam a interação dos seniores com o seu meio, com as suas famílias, com outros residentes e até com os cuidadores, destaca a Diretora Técnica da Residência, Carolina Beirão. Mais especificamente, é assim possível trabalhar a memória, a comunicação e até a coordenação psicomotora.


BENEFÍCIOS DAS SALAS MULTISSENSORIAIS SNOEZELEN PARA PESSOAS COM ALZHEIMER:

A estimulação sensorial é especialmente benéfica em pessoas com Alzheimer ou deficiência cognitiva grave, que têm dificuldade em controlar as suas habilidades psicomotoras. Esse tipo de demência altera as capacidades cognitivas, comportamentais e emocionais e as salas multissensoriais Snoezelen permitem que esses aspetos sejam abordados e estimulados.

Quando a doença de Alzheimer está numa fase avançada, é difícil a pessoa entender o ambiente que a rodeia e conseguir expressar-se. Por isso, estímulos tão básicos como um aroma e uma canção, que evocam memórias, ou uma luz em movimento que desperta a sua curiosidade, representam um grande avanço; acima de tudo, porque também convidam o usuário a escolher qual o elemento do seu ambiente que o faz sentir melhor ou mais confortável, o que fornece informações valiosas para seus cuidadores.

“A possibilidade de escolha melhora a autoestima e o autocontrole dos residentes, reduzindo o stress e melhorando o humor. Por isso, as salas multissensoriais Snoezelen ajudam as pessoas com Alzheimer a manter o contato com o meio ambiente e, acima de tudo, a manter o cérebro recetivo aos estímulos”, enfatiza André Rodrigues, coordenador médico das Residências ORPEA em Portugal.


5 ELEMENTOS QUE AS SALAS MULTISSENSORIAIS SNOEZELEN OFERECEM:

Partindo dos cinco sentidos, as salas multissensoriais Snoezelen oferecem aos profissionais diversos elementos que facilitam o alcance dos seus objetivos terapêuticos:

• Visão: fibra ótica, tubos de bolhas que mudam de cor, discos de efeitos projetados;
• Tato: painéis de textura, caixas com diversos produtos de diferentes tamanhos, formas e texturas;
• Olfato: difusor de aromas;
• Paladar: mordedores e mastigadores;
• Audição: painéis musicais, instrumentos, música de fundo, cama d’água que vibra ao ritmo da música.

“O terapeuta vai fazer uma avaliação contínua dos residentes e vai adaptar os diferentes elementos disponíveis para estimular as suas capacidades, dependendo dos objetivos terapêuticos que a equipa de profissionais se propôs atingir”, conclui o coordenador médico das Residências ORPEA em Portugal, André Rodrigues.