Click2Care

Solução tecnológica Click2Care auxilia idosos à distância

A iniciativa procura responder às necessidades da população idosa por meio de um cuidado contínuo, eficaz e imediato.

A União de Freguesias Lordelo do Ouro e Massarelos (UFLOM) promoveu uma solução que permite acompanhar a população idosa da região num período de 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, por meio da tecnologia Click2Care. Esta assistência acompanha atualmente as necessidades de 80 idosos.


Click2Care é constituída por um dispositivo móvel pessoal, manuseado pelo idoso, e uma plataforma de gestão onde todas as informações transmitidas podem ser acedidas pelas entidades competentes. A central de atendimento encontra-se em funcionamento ininterrupto e a resposta é efetuada por enfermeiros especializados no acompanhamento de doentes de risco.


A solução tecnológica, que procura facilitar o acesso a cuidados de saúde, permite um acompanhamento contínuo à distância e garante a oferta de uma resposta imediata em caso de emergência, por meio de um sistema de localização e teleassistência.


Deste modo, o botão SOS que se encontra disponível no dispositivo móvel possibilita a sua ativação, em caso de necessidade, e quando pressionado inicia-se uma comunicação direta com a central. De seguida, é estabelecida uma ligação telefónica, o que possibilita um auxílio imediato por parte da equipa presente nas instalações.


Segundo o Gabinete de Ação Social da UFLOM, esta á uma iniciativa que representa “uma enorme mais-valia, porque os faz sentir mais protegidos e acompanhados, deixando também os familiares mais descansados.
É reforçada, ainda, a sua fácil utilização por parte da população idosa. O Gabinete salienta também que a grande “vantagem deste dispositivo é o facto de este “funcionar dentro e fora de casa, permitindo e promovendo a mobilidade destas pessoas”.

Fonte: https://saudeonline.pt/solucao-tecnologica-click2care-auxilia-idosos-a-distancia/