Hambúrguer de feijão e arroz

Hambúrguer de feijão e arroz

Esta semana delicie-se com uma das 7 melhores fontes de proteína para a saúde do coração e longevidade.

Citando o nosso artigo “As proteínas vegetais são‘ acompanhadas ’por outros fitonutrientes que promovem a saúde do coração, como polifenóis e antioxidantes”, diz o Dr. Junger. “O alimento das estrelas da longevidade é o feijão. Se come cerca de uma chávena de feijão por dia, provavelmente terá mais quatro anos de expectativa de vida”, disse o especialista em Zonas Azuis Dan Buettner anteriormente à Well+Good. A razão pela qual são tão bons para o coração deve-se ao fato de contribuirem para a redução da pressão arterial.”

Neste sentido deixamos-lhe a nossa proposta de receita para esta semana retirada do Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde (DGS) e dê-nos o seu feedback.

INGREDIENTES

450g Feijão (encarnado, manteiga ou branco)
320g Brócolos congelados
350g Arroz cozido
50g Couve roxa
30g Pão de mistura ralado
1 colher de sopa (10g) Azeite

MODO DE PREPARAÇÃO

Comece por esmagar o feijão, o arroz (cozido ou sobras) e os brócolos (cozidos) com a ajuda de um garfo e reserve.
Misture tudo e molde com a ajuda do pão ralado até obter a forma de um hambúrguer.
Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite (1 colher de sopa) e limpe o excesso com papel absorvente. Passe os hambúrgueres na frigideira.
Por fim acompanhe com uma salada de couve roxa crua.

TRUQUES E DICAS

Caso tenha sobras de pão poderá reaproveitar para o pão ralado. Para isso, basta colocar o pão no forno ou numa frigideira até torrar e triturar ou desfazer em pedaços. No caso do arroz poderá utilizar arroz cozido no momento ou reaproveitar quaisquer sobras que tenha de outra refeição. Os brócolos cozidos e triturados em conjunto com o feijão, arroz e pão ralado facilitam o molde na forma de hambúrguer e facilitam a ligação dos vários ingredientes. O feijão em lata deverá ser bem escorrido e passado por água corrente de forma a retirar o excesso de sal. Ao utilizar estes produtos não é necessário adicionar sal à receita. Caso não utilize o conteúdo da lata por inteiro deverá colocar o conteúdo num recipiente apropriado para conservar no frigorífico por um período máximo de 3 dias.