Projeto português premiado no Curiosity Data Science Iberian Awards

Os prémios da 1.ª edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards foram anunciados no passado dia 8 de julho e um dos projetos vencedores conta com a parceria da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

O projeto “Prever o risco de desenvolver Nefropatia Diabética”, desenvolvido pelo Data Science Knowledge Center da Nova SBE, em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), foi um dos seis vencedores da primeira edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards.


A investigação reconhecida com “ouro” na categoria Data4Good visa avaliar e antecipar o risco de os pacientes desenvolverem nefropatia diabética, uma doença renal crónica, através de uma ferramenta que usa algoritmos de Machine Learning.


O Prof. Doutor Rogério Ribeiro, da APDP, e o Prof. Doutor Leid Zejnilovic, da Nova SBE Data Science Knowledge Center, lideraram o projeto, que contou com o apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI.
Tendo como objetivo apoiar a equipa médica da APDP na tomada de decisões clínicas informadas para introduzir intervenções que possam adiar o desenvolvimento da patologia, este projeto é um exemplo do uso da Analítica Avançada.


“Toda a equipa, APDP e Nova SBE, reagiu de forma positiva à notícia do prémio. Estamos muitíssimo motivados a investir o nosso tempo e competências em projetos que têm o potencial de causar um impacto positivo na sociedade. Não há dúvida que este prémio reforça as nossas aspirações para continuar a aprender e agir em busca de um impacto social cada vez maior, em colaboração com organizações na Península Ibérica e no resto do mundo”, afirmou o Prof. Doutor Leid Zejnilovic, em comunicado.
Os Curiosity Data Science Iberian Awards pretendem homenagear os cientistas de dados pela sua curiosidade e trabalho na resolução de problemas, assim como inspirar as novas gerações e promover a inovação em Portugal e Espanha.


Fonte: https://www.mydiabetes.pt/atualidade/1839-projeto-portugu%C3%AAs-premiado-no-curiosity-data-science-iberian-awards.html