Melhores proteínas para o coração

“Sou cardiologista e estas são as 7 melhores fontes de proteína que recomendo comer para a saúde do coração e longevidade”

Embora não possamos prever nem prevenir os desafios que a vida nos lança, ainda é verdade que os nossos hábitos alimentares desempenham um papel importante em como viveremos e envelheceremos no futuro. É algo que o cardiologista Alejandro Junger MD, fundador e diretor médico do Clean Program e autor do best-seller Clean, prega aos pacientes regularmente.

“Quando penso na saúde do coração e longevidade, olho para as dietas das populações nas Zonas Azuis do mundo, onde as pessoas vivem de forma mais saudável e longa”, diz o Dr. Junger.
As zonas azuis são regiões que apresentam alto índice de longevidade e costumam ficar próximas ao mar. O pesquisador, jornalista e fundador do projeto Blue Zones, Dan Buettner, descobriu em parceria com a National Geographic que algumas populações vivem mais e melhor quando comparadas com outras populações do mundo. Foi assim que surgiu o projeto Blue Zones – que é uma análise dos hábitos, comportamentos e vivências de pessoas em cinco regiões do planeta que estão estabelecidas nas cidades de: Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Loma Linda (Califórnia), Nicoya (Costa Rica) e Icária (Grécia). Nestes locais a expectativa de vida pode chegar até os 100 anos!

Infelizmente, nos Estados Unidos, a causa número um de morte são as doenças cardiovasculares – uma condição amplamente evitável por meio de hábitos alimentares e de estilo de vida.

Embora seja importante estar ciente das necessidades de nutrientes como um todo, a proteína em particular é uma área em que muitos americanos necessitam de um pouco de informação sobre saúde cardíaca. Carne, ovos e laticínios continuam a ser as fontes de proteína mais populares nos EUA – um forte contraste com o que o Dr. Junger diz que a maioria das pessoas nas Zonas Azuis normalmente comem. O que ele recomenda parece um pouco diferente. Aqui, ele compartilha a melhor proteína para a saúde do coração.

A melhor proteína para a saúde do coração, de acordo com um importante cardiologista:

Proteínas vegetais, como feijão, lentilha, grão de bico e tofu

Não importa qual seja a Zona Azul – Sardenha, Itália; Okinawa, Japão; Nicoya, Costa Rica; Ikaria, Grécia; ou Loma Linda, Califórnia – Dr. Junger diz que algo que eles têm em comum é que as plantas constituem uma grande parte de suas dietas, incluindo as proteínas. Feijão, lentilha, grão de bico e tofu são proteínas vegetais comuns nas zonas azuis, dependendo da região. “As proteínas vegetais são‘ acompanhadas ’por outros fitonutrientes que promovem a saúde do coração, como polifenóis e antioxidantes”, diz o Dr. Junger.

“O alimento das estrelas da longevidade é o feijão. Se come cerca de uma chávena de feijão por dia, provavelmente terá mais quatro anos de expectativa de vida”, disse o especialista em Zonas Azuis Dan Buettner anteriormente à Well+Good. A razão pela qual são tão bons para o coração deve-se ao fato de contribuirem para a redução da pressão arterial. O grão de bico também é uma proteína particularmente boa para o coração, porque é rico em fibras solúveis e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Nozes

As nozes são outra excelente forma de proteína para a saúde do coração, diz o Dr. Junger, e também são consumidas em abundância nas zonas azuis ao redor do mundo. A razão pela qual as nozes são tão boas para o seu coração é porque estas são ricas em antioxidantes (que ajudam no fluxo sanguíneo) e gorduras monoinsaturadas (ligadas a uma diminuição do risco de doenças cardíacas).

Diferentes tipos de nozes têm um perfil nutricional único, mas algo que todas têm em comum é que são ricas em proteínas e são boas para o coração.

Peixes selvagens e caça

Embora as pessoas nas Zonas Azuis comam em grande parte alimentos vegetais, o Dr. Junger não é contra as proteínas animais. Na verdade, ele diz que peixes selvagens e caça (como bisonte ou vaca criada ao ar livre) são boas fontes de ácidos gordos omega-3 e omega-6, diretamente relacionados com uma redução do risco de doenças cardíacas. No entanto, enfatiza que é importante considerar de onde vêm os peixes ou proteínas animais que come.

“O que as pessoas nas Zonas Azuis têm em comum é uma dieta rica em plantas – e quando se trata de proteína animal, esta é proveniente de animais que vivem na natureza, assim como a natureza os projetou para viver”, diz ele . “Estas pessoas comem peixes dos oceanos ou rios e caça selvagem que vive naturalmente e pastam em pastagens que ocorrem naturalmente, ao contrário de confinamentos onde são alimentados com dietas não naturais”, explica ele.

Ao comprar peixes, o Dr. Junger recomenda priorizar os peixes selvagens. Existem também certas certificações a serem procuradas para garantir que o peixe que está a comprar é de origem sustentável.

Ao comprar carne regenerativa está a comprar carne de animais que foram alimentados com pasto, vivem em pastagens orgânicas certificadas e nenhuma das rações foi pulverizada com pesticidas sintéticos. Carne alimentada com erva significa que os animais comiam erva em vez de ração.

Como pode ver, a lista de proteínas para a saúde do coração é vasta e variada. Isso permite várias maneiras de adaptar o que come. O que é importante ter em mente, de acordo com o Dr. Junger, é escolher fontes de proteína que estejam em sintonia com a natureza. “Comer alimentos reais, em oposição a produtos ‘semelhantes a alimentos’ ou ‘comestíveis’, é fundamental para estar em sintonia com a natureza”, diz ele. “Quando se trata de proteínas, não é diferente”.

Fonte: https://www.wellandgood.com/protein-for-heart-health/