Prolific

“PROmoting digital rights LIteracy For Including Citizens”: um caminho para a Inclusão Digital Sénior.

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, de Abiul, concelho de Pombal com a colaboração da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETPSicó), deu início à primeira fase do Projeto PROLIFIC “PROmoting digital rights LIteracy For Including Citizens”.

Nesta fase inicial, em que os principais intervenientes são os seniores e os profissionais que com eles trabalham, foi realizado um total de cinco Focus Group: dois Focus Group presenciais com os Seniores e três Focus Group online com os profissionais. O objetivo destes Focus Group foi identificar e avaliar quais as motivações e dificuldades relativamente ao uso de novas tecnologias (internet, telemóvel, computador), tanto do ponto de vista dos seniores como do ponto de vista dos profissionais que com eles trabalham.

Foram convidados a participar dez seniores e cinco profissionais com uma média de dez anos de experiência em diferentes áreas da Gerontologia (Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais).


No dia 29 de julho de 2021, a Fundação apresentou aos seus parceiros europeus as conclusões dos Focus Group em reunião online coordenada pelo organizador do projeto – Instituto Polibienestar da Universidade de Valência. Do mesmo modo, foram também apresentados os relatórios sobre os Focus Group realizados com os outros grupos vulneráveis – migrantes e pessoas com debilidades cognitivas e motoras – apresentados pelos restantes três parceiros do projeto na União Europeia: Fundación Instituto Hermes para el Empoderamiento de la Ciudadanía (Espanha), Margherita Società Cooperativa Sociale Onlus (Itália), Sénior Europa, lda Kveloce (Espanha).


A Fundação Dr. José Lourenço Júnior é a entidade responsável pela iniciativa em Portugal do PROLIFIC, projeto inovador financiado pela UE através do programa Erasmus+, cujo principal objetivo é consciencializar os grupos vulneráveis dos seus direitos digitais e capacitar sobre este tema os profissionais, voluntários e cuidadores que trabalham com estes grupos, através de software e conteúdos formativos específicos.


Durante os 24 meses de projeto é esperado que a Fundação, juntamente com os parceiros, concretize o desenvolvimento das ferramentas e conteúdos digitais para os seniores e para os profissionais da área da Gerontologia, de acordo com as suas especificidades à medida que é realizada uma avaliação contínua do impacto destes novos mecanismos na literacia digital dos seniores.

Quer saber mais? Visite https://www.fundacao-jlourencojr.org/