Homens Bem Informados

Astellas lança iniciativa “Homens Bem Informados” para sensibilizar para o cancro da próstata

No âmbito da campanha europeia “Let’s Talk About Prostate Cancer”, a Astellas Farma acaba de lançar em Portugal a iniciativa “Homens Bem Informados” que tem como objetivo sensibilizar para o cancro da próstata.

O apresentador de televisão Hélder Reis é o rosto da campanha, recentemente lançada no website da Astellas Portugal e na página de Facebook exclusivamente dedicada ao tema, numa altura em que se diagnosticam em Portugal entre 5 000 a 6 000 novos casos por ano e a mortalidade se aproxima dos 1 800 homens por ano. 
 
Ciente da importância de sensibilizar a população portuguesa, em especial os homens, a Astellas criou uma nova área no seu website e lançou a Página Facebook “Homens Bem Informados” para partilhar conteúdo informativo sobre o cancro da próstata, proporcionando um maior conhecimento e esclarecimento sobre a patologia. No website podem ser consultadas informações em maior detalhe, tais como a caracterização deste cancro, os sintomas, os fatores de risco e formas de diagnóstico.
 
“A doença da próstata é uma doença que progride silenciosamente podendo não se manifestar durante vários anos. Como tal, torna-se fundamental alertar os homens para essa realidade para evitar”, refere Filipe Novais, diretor geral da Astellas Farma, acrescentando que “a campanha é, por esse motivo, muito centrada na mensagem ‘estar informado faz toda a diferença’ ”.
 
Há precisamente um ano, o grupo de peritos da campanha “Let’s Talk About Prostate Cancer”, composto por representantes de médicos e doentes, chamaram a atenção para o impacto da COVID-19 nos doentes com cancro da próstata na Europa, apelando aos decisores que implementassem estratégias para que estes pudessem ser diagnosticados e tratados o mais rapidamente possível.

O cancro da próstata é a segunda principal causa de morte por cancro em homens acima dos 50 anos de idade.

Em Portugal, a mortalidade corresponde a 38,6 por 100 mil habitantes, um valor superior à média da União Europeia, equivalente a 32,7 por 100 mil habitantes.