Melhore a sua saúde com um animal de estimação

Melhore a sua saúde com um animal de estimação

Conheça os benefícios de ter um animal de estimação num processo de envelhecimento ativo: mais felicidade e atividade física, menos stress e doenças do coração.

Antes de se entusiasmar com os benefícios para a sua saúde, ao optar por ter um animal de estimação, saiba que todos necessitam de cuidados diários, atenção e carinho, por menores que sejam. Devemos contar com as idas ao veterinário, despesas com alimentação e ainda um espaço confortável para viverem.


Parece exigente, mas para estes contras, aqui vêm os benefícios. Sabendo que são várias as opções como os mais comuns como um cão, gato, peixes, tartaruga ou até um coelho, vamos ver qual o saldo e se finalmente compensa. Preparado?

1. Traz felicidade

Os donos de animais de estimação são, regra geral, pessoas mais felizes. E a explicação é simples: a serotonina e dopamina, duas substâncias responsáveis pela sensação de prazer e alegria, são libertadas aquando da troca de afeto entre dono e animal.

2. Reduz o stress

Pesquisas médicas realizadas um pouco por todo o mundo revelam que as pessoas que têm animais de estimação sofrem menos de stress porque o convívio com animais permite a libertação de endorfina, dopamina e outras substâncias que diminuem a ansiedade.

3. Evita a depressão

A companhia de um animal de estimação evita o isolamento e a depressão, em qualquer idade, e ainda mais numa lógica de preparação de um envelhecimento saudável e ativo.
Também está confirmado que idosos com animais são mais sociáveis. Um cão, por exemplo, faz companhia por si só, mas ainda traz a vantagem acrescida de facilitar a socialização: pessoas que saem com o seu cão acabam por fazer mais amizades do que as que saem sozinhas.

4. Diminui a agressividade

O impulso da agressividade é controlado mais facilmente em pessoas que têm animais, particularmente crianças e mulheres. As senhoras que têm um cão ou um gato bebé, por exemplo, passam a produzir mais ocitocina, a substância que é responsável pela alegria de dar à luz.

5. Aumenta a qualidade de vida e autoestima

As pessoas com animais de estimação têm mais qualidade de vida, mais autoestima e são mais extrovertidas. A convivência com os animais traz tranquilidade e bem-estar. Não é isso que todos queremos?

6. Incentiva a prática de exercício físico

Ter um animal de estimação leva a um estilo de vida mais ativo, porque é preciso levar o animal a passear e portnato, obriga a uma atividade mais constante, favorecendo a prática de exercício físico.

7. Evita alergias

O contacto com animais aumenta a produção da imunoglobina A, um anticorpo presente nas mucosas e responsável pela prevenção de diversas doenças e alergias.

8. Reduz a pressão arterial e colesterol

Quando brincamos com o cão ou o gato, temos uma redução da pressão arterial. No caso de se tratarem de seniores empenhados numa melhor vida e melhor longevidade, os resultados são surpreendentes: vão menos ao médico pois os seus níveis de pressão arterial e colesterol (pelo menos) são mais baixos do que os dos mais velhos que não optam por ter um animal de estimação.

9. Evita doenças de coração

Um animal de estimação diminui a propensão a desenvolver doenças do coração porque “obriga” o dono a caminhar mais, e assim a diminuir a pressão sanguínea.

10. Diminui as idas ao médico

As pessoas que tem animais de estimação vão menos ao médico, precisam de tomar menos remédios e quando ficam doentes com alguma gravidade, saem do hospital, em média, dois dias antes do que os pacientes com a mesma situação clínica, mas sem animais em casa.

Convencidos? Os benefícios para a saúde em ter um animal de estimação estão provados, agora só tem de equacionar a sua disponibilidade, espaço e encargos financeiros consequentes.
À falta de objeções, não hesite, adote um animal.
Arranjará um amigo incondicional para a vida e estará a tratar da sua longevidade. 

Fonte: https://impulsopositivo.com/beneficios-para-a-saude-em-ter-um-animal-de-estimacao/