A neurociência diz que ouvir esta música reduz a ansiedade em até 65 por cento

Para agitar sua alma e acalmar seu sistema nervoso

É do senso comum que devemos controlar o nosso stress. Quando enfrentamos dificuldades no nosso trabalho, na escola ou na nossa vida pessoal, fazemos uso de todas as dicas, truques e técnicas que conhecemos para acalmar os nervos.

Damos-lhe uma sugestão baseada na ciência: faça uma lista de reprodução com as 10 músicas consideradas as mais relaxantes do planeta.

As terapias sonoras são populares como uma forma de relaxar e restaurar a saúde. Durante séculos, as culturas indígenas usaram a música para aumentar o bem-estar e melhorar as condições de saúde.

Agora, neurocientistas do Reino Unido especificaram quais as músicas que têm mais sucesso nesta tarefa.

O estudo foi conduzido em participantes que tentaram resolver difíceis quebra-cabeças o mais rápido possível enquanto conectados a sensores. Enquanto ouviam diferentes músicas, os quebra-cabeças induziam um certo nível de stress. Ao mesmo tempo, os pesquisadores mediam a atividade cerebral, bem como os estados fisiológicos que incluíam frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.

De acordo com o Dr. David Lewis-Hodgson da Mindlab International, que conduziu a pesquisa, a música preferida produziu um estado de relaxamento maior do que qualquer outra música testada até agora.

Na verdade, ouvir esta música – “Weightless” – resultou numa redução impressionante de 65% na ansiedade geral dos participantes e numa redução de 35% nas suas taxas de repouso fisiológico normais.

O que talvez não saiba é que a música em questão, foi realmente construída com esta finalidade. Marconi Union, o autor da música, colaborou com terapeutas do som com este intuito. As harmonias, ritmos e linhas base cuidadosamente organizados ajudam a desacelerar a frequência cardíaca do ouvinte, reduzir a pressão arterial e os níveis da hormona do estresse, o cortisol.

O stress exacerba ou aumenta o risco de problemas de saúde como doenças cardíacas, obesidade, depressão, problemas gastrointestinais, asma e muito mais. Mais preocupante ainda, um artigo recente de Harvard e Stanford descobriu que problemas de saúde causados ​​por stress no trabalho por si só causam mais mortes do que diabetes, Alzheimer ou gripe.

A ciência é clara: se quer que sua mente e seu corpo durem, deve priorizar dar um descanso aos mesmos. A música é uma maneira fácil de retirar um pouco da pressão de todos os pings, dings, apps, tags, sms, emails, compromissos, reuniões e prazos que podem facilmente aumentar o seu nível de stress e deixá-lo exausto e ansioso.

Sobre a faixa principal, Dr. David Lewis-Hodgson afirma, “‘Weightless’ foi tão eficaz que muitas mulheres ficaram sonolentas, e desaconselho conduzir enquanto ouve a música porque pode ser perigoso.”

Então não conduza enquanto ouve as seguintes músicas:

  1. “Weightless,” by Marconi Union
  2. “Electra,” by Airstream
  3. “Mellomaniac (Chill Out Mix),” by DJ Shah
  4. “Watermark,” by Enya
  5. “Strawberry Swing,” by Coldplay
  6. “Please Don’t Go,” by Barcelona
  7. “Pure Shores,” by All Saints
  8. “Someone Like You,” by Adele
  9. “Canzonetta Sull’aria,” by Mozart
  10. “We Can Fly,” by Rue du Soleil (Café Del Mar)
Onde as palavras falham, a música fala. – Hans Christian Andersen