Livro: “Cuidados Continuados e Continuidade nos Cuidados”

Livro: “Cuidados Continuados e Continuidade nos Cuidados”

O ser humano vive em frágil harmonia com o seu ecossistema havendo múltiplos fatores que a podem desequilibrar, conduzindo muitas vezes a doenças. Desses fatores, a maior parte são modificáveis pelo próprio Homem, havendo, por isso, necessidade de O educar no sentido de os tornar mais salutogeneos. Porém alguns como a hereditariedade e a idade não são modificáveis, pelo menos á luz da ciência atual. É assim que o envelhecimento, sobretudo a partir da idade em que se atinge o planalto do desenvolvimento (cerca dos 30 anos) vai progressivamente tornando cada vez mais difícil a vivência harmónica do Homem com o seu meio (interno e externo) causando, então doença.

Por outro lado, e tendo em atenção o afirmado, o envelhecimento da população aumenta a necessidade de um maior número de cuidadores que devido a diversas alterações sociodemográficas e a alterações no padrão de doenças são em menor número e com menor disponibilidade para cuidar. Surge, assim a necessidade de cuidados complementares aos prestados pela família.

Sendo esta problemática de grande complexidade e abrangência procurou-se, com este livro aflorar alguns temas atuais e pertinentes que exigem uma reflexão profunda, bem como adicionais investigações.

Adquira este livro em www.booki.pt.