Actividades e Jogos para Idosos

Os jogos, assim como exercícios físicos e passeios, podem estimular atividades cerebrais essenciais, já que requerem o raciocínio lógico, a memória, a tomada de decisão e outras habilidades.
Além dos benefícios cerebrais, alguns jogos precisam ser jogados com mais de uma pessoa, o que estimula a interação social. Isso também é imprescindível, pois contribui para manter a saúde emocional e os relacionamentos.

Numa altura em que o recolhimento e distanciamento social ainda são as palavras de ordem, temos de assumir que a nossa população mais idosa é a que mais sofre com esta situação.
Se é verdade que a covid-19 corresponde a uma doença geriátrica importante, o distanciamento em relação aos amigos, vizinhos e familiares, embora importante para a sua protecção, limita o seu acesso aos cuidados de saúde e a outros recursos, aumenta a sua dependência e agrava a sua solidão.

Surge assim a necessidade de dar cada vez mais atenção a esta faixa etária, quer a nível de cuidados de saúde, sociais, de educação, mas sobretudo de lazer e tempos livres, pelo que se torna fundamental a animação de idosos.
Foi a pensar nessa necessidade que a autora, já com outro livro escreveu este livro de actividades e jogos para idosos, tornando-o um instrumento a ser usado por todos os que contactam diariamente com a população idosa nos mais diversos locais, entre os quais, centros de dia, lares de 3ª idade, universidades seniores.


O jogo proporciona benefícios para a saúde física e mental dos idosos e o facto de o idoso se manter ocupado com actividades gratificantes, ajuda a diminuir sentimentos de solidão, melhora o humor e motivação, facilita a adaptação a um novo estado profissional, de reformado, expande a satisfação dos níveis de vida, melhora a comunicação das competências, potencia a percepção sensorial, exercita as competências cognitivas, aumenta os níveis de auto-estima e melhora a manutenção de hábitos saudáveis.
O livro está dividido em duas partes, sendo uma de actividades diversas para os principais dias e festas solenes do ano e outra é composta por um conjunto muito diversificado de jogos e adequados aos idosos.


Confira o outro livro de Sónia de Oliveira Lamas sobre a mesma temática em https://www.legis.pt/product/livro-dos-jogos-educativos/