Risotto de Legumes

Esta semana delicie-se com uma receita rica em fibra, que além de vegetariana está apta para celíacos e diabéticos.

O envelhecimento é um processo natural em que passamos por modificações fisiológicas profundas. Por este motivo, principalmente nesta fase é preciso darmos especial atenção ao que comemos diminuindo assim o risco de défices nutricionais.
Um possível estado de desnutrição contribui de forma significativa para a deterioração da capacidade física e para o aumento da morbilidade e da mortalidade, condicionando o bem-estar e qualidade de vida do idoso.

Por este motivo, e como já vimos a habituar o nosso leitor, todas as quintas-feiras deixamos a nossa sugestão para o seu cardápio da semana, com mais uma receita do Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde (DGS). Esta receita, rica em fibra, além de vegetariana, está também apta para celíacos e diabéticos.

INGREDIENTES
●300g mistura de cogumelos (Paris, Portobello e Pleurothus)

●3 a 4 pétalas de tomate seco em conserva

●300g abóbora limpa

●400g brócolos

●3 colheres de sopa de azeite

●100g cebola

●1 colher de sobremesa de sal

●250g arroz para risotto

●2 dl vinho branco

●q.b. água

●q.b. pimenta Pingo Doce

●60g queijo Parmesão

●60g miolo de pinhão Pingo Doce

MODO DE PREPARAÇÃO
●Limpe os cogumelos com papel de cozinha e corte-os em pedaços.

●Corte as pétalas de tomate seco em tiras e a abóbora em cubos.

●Separe os brócolos em ramos, lave-os e coza-os no micro-ondas durante seis minutos.

●Deite o azeite num tacho e leve a lume brando com a cebola picada. Quando a cebola começar a alourar, adicione os cogumelos e salteie-os durante um a dois minutos sobre lume médio a forte. Junte a abóbora e cozinhe mais dois a três  minutos. Tempere com o sal, junte o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo sempre. Adicione o tomate seco e refresque com o vinho branco. Continue a mexer e, quando o arroz tiver absorvido quase todo o líquido, vá adicionando água a ferver aos poucos, mexendo até o arroz estar cozinhado mas cremoso.
Tempere com pimenta, adicione os brócolos cozidos e o queijo ralado e envolva-os bem no arroz. Polvilhe com os pinhões levemente tostados e sirva imediatamente.