Visite o Parque Natural da Serra de São Mamede

Na Serra de São Mamede encontramos um Alentejo inesperado, alto em vez de plano, verdejante em vez de seco, onde poderá descobrir vestígios da presença humana em diversas épocas históricas.

Na Serra de São Mamede encontramos um Alentejo inesperado, alto em vez de plano, verdejante em vez de seco, onde poderá descobrir vestígios da presença humana em diversas épocas históricas.

O seu cume, a 1025 metros de altitude, é o ponto mais elevado a sul do Tejo e um miradouro excecional. A Serra funciona como uma barreira à condensação, criando um microclima com níveis de precipitação e humidade superiores aos das zonas envolventes, que dá origem a um rico e diversificado coberto vegetal. Assim, a norte, predominam os carvalhos e os castanheiros, e a sul, o montado puro de sobreiros e azinheiras.

Para descobrir esta área protegida, o Parque propõe cinco percursos pedestres, através dos quais poderá apreciar a vegetação variada e observar aves de rapina raras como o grifo, o milhafre ou a águia-de-bonelli, símbolo do Parque. Se tiver sorte, talvez consiga avistar os javalis e os veados, que estão de regresso à Serra de São Mamede, na sequência do esforço que tem sido feito para repor os seus habitats.

Se se interessa mais pelo património arquitetónico, não deixe de visitar as vilas medievais como Castelo de Vide, Alegrete e Marvão ou a cidade de Portalegre, a mais importante da região, que além dos muitos solares e conventos que lhe dão um ar aristocrático, é sede da Manufatura das Tapeçarias, onde se produzem verdadeiras obras de arte. Para recuperar energias, aproveite e delicie-se com as saborosas especialidades regionais, em que se destacam o ensopado de borrego, o cabrito assado, e os doces como a boleima ou a sericaia com ameixas de Elvas.

Feira da Castanha de Marvão

Em novembro, não perca a Feira da castanha de Marvão e faça ainda uma visita ao castelo a 862 m de altitude, de onde se domina vasto panorama.

Em época de romarias, suba à N. Sra. da Penha e aprecie Castelo de Vide e a paisagem envolvente.

Outros locais de interesse

● Alto de S. Mamede (miradouro)

● Anta dos Currais do Galhordas

● Anta dos Pombais

● Antigas termas de Castelo de Vide

● Barragem da Póvoa e Meadas (aves)

● Calçada medieval (Castelo de Vide – Portalegre)

● Caleiras de Escusa

● Convento de N. Sra. da Estrela e cruzeiro manuelino

● Crista quartzítica (observação de aves)

● Ermida da N. Sra. da Lapa (miradouro e grifos)

● Ermida de N. Sra. da Penha (miradouro)

● Escarpas quartzíticas da Feiteirinha

● Esperança

● Falha geológica e cristas quartzíticas

● Fonte da Vila

● Fonte dos Carvoeiros (miradouro e mesa interpretativa)

● Fonte Santa e calçada medieval

● Igreja Matriz de N. Sra. da Assunção de Arronches

● Igreja Paroquial do Reguengo (séc. XVIII)

● Menir da Meada

● Montado de Vale de Mouro (mesa interpretativa)

● Necrópole da Boa Morte (Azinhaga da Boa Morte I)

● Pinturas rupestres de Vale de Junco ou lapa dos Gaivões

● Ponte e torre medievais da Portagem

● Praça Alta – miradouro

● Ribeira de Galegos – marmitas de gigante