Livro: “A promoção e preservação da dignidade no contexto de cuidados em lares de idosos”

O envelhecimento da população é um fenómeno mundial com uma transformação demográfica sem precedentes e aumento exponencial das necessidades de cuidados de longa duração.

O envelhecimento da população é um fenómeno mundial com uma transformação demográfica sem precedentes e aumento exponencial das necessidades de cuidados de longa duração. Nos últimos anos, a investigação relacionada com idosos e cuidados de longa duração tem crescido.

A evidência indicia que a perspetiva do idoso é de extrema importância na prática dos cuidados, com as reflexões sobre dignidade a assumir centralidade na qualidade dos cuidados.

Apesar do aumento da literatura e da dignidade constituir um pilar da enfermagem, que se concretiza de acordo com o que a pessoa concebe e interpreta, ainda subsistem muitas lacunas na nossa compreensão do fenómeno.

O objetivo do presente estudo foi compreender o processo de promoção e preservação da dignidade no contexto de cuidados em nares de idosos. Adotou-se como metodologia a Grounded Theory (GT) e a recolha de dados decorreu em dois lares, pertencentes à mesma instituição, durante 21 meses com a participação de idosos residentes e enfermeiros.

Pode encontrar à venda este livro em www.booki.pt.