Projeto “Estreitar Laços: Modelo de Cuidados Humanizados para Pessoas com Demência”

O projeto “Estreitar Laços: Modelo de Cuidados Humanizados para Pessoas com Demência” foi apresentado no I Encontro Tejo: Boas práticas na Demência, organizado pela Alzheimer Portugal.

Associação Alzheimer Portugal
Tel.: +351 213 610 460 · Fax: +351 213 610 469
geral@alzheimerportugal.org · www.alzheimerportugal.org

O projeto Estreitar Laços: Modelo de Cuidados Humanizados para Pessoas com Demênciafoi apresentado no I Encontro Tejo: Boas práticas na Demência, organizado pela Alzheimer Portugal, no qual se inscreveram cerca de 500 pessoas.

Foi realizada uma apresentação sobre o projeto, incluindo as suas finalidades e metodologias, realçando a importância de olharmos para a pessoa com demência na sua essência subjetiva e natureza humana e dando, também, grande destaque à importância da não utilização da contenção como estratégia de cuidados generalizada nas pessoas com demência.

O projeto Estreitar Laços visa a obtenção do selo de qualidade internacional dos centros de dia da Alzheimer Portugal como respostas que utilizam um modelo de cuidados sem contenção.

A obtenção desta certificação procurará consciencializar a sociedade para esta problemática, mostrando que é possível respeitar a dignidade das pessoas, cuidando delas sem recurso a contenção.