Combater iliteracia dos idosos em saúde no Algarve

O projeto Espaço Saúde 360º Algarve conta com mais de 100 utentes e tem como objetivo combater a iliteracia na saúde dos idosos algarvios.

Plataforma Saúde em Diálogo
Tel.: +351 213 400 659
geral@plataformasaudeemdialogo.org · https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/

O projeto Espaço Saúde 360º Algarve conta com mais de 100 utentes e tem como objetivo combater a iliteracia na saúde dos idosos algarvios.

Ricardo Valente Santos, responsável pelo projeto , explicou ao jornal regional Sul Informação que este problema se liga “àquilo que é o retrato demográfico do Algarve”, sendo agravado por fatores como “os elevados níveis de envelhecimento” ou o “isolamento social por parte de alguma desta população que vive a vários quilómetros dos centros urbanos, com dificuldades de acesso a transportes e ao sistema de saúde”, ou ainda pela “falta de respostas sociais adaptadas”.

Este é um projeto-piloto a nível nacional, numa região onde mais de um quarto da população tem mais de 65 anos e onde existem 161 idosos para cada 100 jovens. “Não há mais nenhum projeto com estas características de promover a literacia da saúde nos idosos, com este modelo de monitorização e avaliação dos utentes, a nível nacional”.

Os utentes contam com um Plano de Ação Individual com atividades adaptadas às suas necessidades, sessões informativas sobre saúde e prevenção de doenças, palestras, workshops, formação sobre como navegar no portal do Serviço Nacional de Saúde, exercícios de estimulação cognitiva, entre outros.