Parque Natural do Pico: uma maravilha no meio do Atlântico

O Parque Natural do Pico é o maior parque natural dos Açores e compreende cerca de 22 áreas protegidas, numa área territorial que abrange cerca de 35% da sua superfície terrestre.

O Parque Natural do Pico é o maior parque natural dos Açores e compreende cerca de 22 áreas protegidas, numa área territorial que abrange cerca de 35% da sua superfície terrestre. È um dos nove Parques Naturais de Ilha que integram a Rede de Áreas Protegidas dos Açores, o dispositivo territorial de proteção da natureza e da biodiversidade do arquipélago dos Açores.

Rico em diversidade do seu património geológico e cultural e na sua biodiversidade, o Parque Natural do Pico compreende um conjunto de motivos de interesse a serem visitados, como é o caso de:

● Montanha do Pico – ponto mais alto de Portugal, e o 3.º maior vulcão do Oceano Atlântico;

●Gruta das Torres – maior tubo lávico de Portugal;

●Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico – classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Gruta das Torres

Homenageado como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, o Parque Natural do Pico acolhe espécies de flora e fauna únicas na ilha e em todo o mundo, pelo que a sua preservação é de interesse para garantir o equilíbrio natural dos habitats.

ILHA DO PICO

Com 448 km2 de superfície, a Ilha do Pico é a segunda maior do arquipélago e aquela onde se situa a mais alta montanha de Portugal, precisamente o Pico, que lhe deu o nome, com 2351 m de altitude. Muitas vezes apelidada como Ilha Montanha, é um dos vértices das chamadas “ilhas do triângulo”, a que fica mais a sul do grupo central do arquipélago e apenas a 6 km do Faial.

Para os amantes do geoturismo, há outros locais obrigatórios de visita: as Furnas de Frei Matias, da Silveira e dos Montanheiros, bem como os Mistérios de Santa Luzia, Prainha e S. João – formados pela lava de erupções vulcânica que se verificaram no mar e que se uniram à ilha, e ainda os Arcos do Cachorro, impressionante aglomeração de lavas perfuradas por numerosos túneis e grutas por onde o mar passa em turbilhão.

Outras paragens são as Lagoas do Capitão, do Caiado e do Paul, e ainda o Miradouro da Terra Alta situado na estrada que circunda a ilha pelo Norte, de onde podemos observar a Ilha de São Jorge, bem como a paisagem que a riqueza florestal da Ilha do Pico nos oferece.