Experimente a deliciosa receita de grão-de-bico com ovos escalfados

Experimente a deliciosa receita de grão-de-bico com ovos escalfados

Quinta-feira é dia de mais uma sugestão de refeição da Dignus. Esta semana teremos grão-de-bico com ovos escalfados, uma receita do Programa Nacional para a Promoção de uma Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde (DGS).

INGREDIENTES

● 450 g Grão-de-bico

● 350 g Arroz

● 80 g Tomate Pelado

● 200 g Cebola

● 4 Ovos inteiros

● 100 g Alho francês

● 1 dl Vinho branco

● 30 g Coentros

● 20 g Alho

● 1 colher de sopa (10 g) Azeite

● 4 Folhas de hortelã

● 1 Limão (raspa e sumo)

MODO DE PREPARAÇÃO

● Comece por preparar o caldo aromático levando 300 ml de água ao lume com as cascas da cebola, alho e a parte verde do alho francês. Deixe apurar, coe e reserve.

● Coloque numa panela a cebola, o alho, o alho francês, o tomate e adicione o caldo aromático e o vinho branco, em conjunto com as folhas de hortelã e a raspa e sumo de 1 limão. Deixe cozer em lume brando.

● Adicione o grão-de-bico, o azeite e os ovos para que cozam por cima do preparado. Pode tapar a panela para cozinhar mais rapidamente.

● Quando os ovos estiverem cozinhados, junte os coentros picados e sirva. Acompanhe

com arroz cozido.

TRUQUES E DICAS

O caldo aromático de hortícolas permite não só o reaproveitamento das cascas e talos dos hortícolas como permite aromatizar este prato sem que seja necessário adicionar sal. A adição de ervas aromáticas como os coentros, a hortelã e a raspa e sumo de limão, confere sabor à receita sem que seja necessário adicionar sal. Opte por partir os ovos previamente para uma tigela para se certificar que estão bons. Quando colocar na panela faça-o com cuidado e tente separá-los. O grão-de-bico em lata deverá ser bem escorrido e passado por água corrente de forma a retirar o excesso de sal. Ao utilizar estes produtos não é necessário adicionar sal à receita.