Conhece o Parque Nacional da Peneda-Gerês?

Conhece o Parque Nacional da Peneda-Gerês?

Criado em 1971, o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Este é também considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

A natureza em toda a sua plenitude e as tradições populares fundem-se numa experiência inigualável para todos os visitantes que podem conhecer a longa mancha verde do PNPG, os trilhos pedestres, rios, cascatas, e ainda experimentar diversas aventuras e um mundo de gastronomia.

Esta zona protegida ocupa uma área com cerca de 70 mil hectares, distribuídos por 5 concelhos: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.

Trilhos pedestres

Se é um aventureiro ou apenas gosta de esticar as pernas e respirar ar puro, deixe-se envolver pelo PNPG e percorra os trilhos que esta zona lhe apresenta.

Com vários tipos de dificuldades e tipologias, esta é a forma perfeita de entrar em verdadeira comunhão com a natureza, cuidar da sua saúde física e mental, e ainda conhecer os recantos mais bonitos desta zona protegida.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro, por exemplo, disponibiliza no seu website informações para percorrer os caminhos do PNPG. Como este município, muitos outros onde se insere o PNPG apresentam informações para os seus visitantes.

Nestes percursos poderá ainda apreciar a variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina, esquilos vermelhos) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais).

Santuário de S. Bento da Porta Aberta

Considerado o segundo maior santuário português, o santuário de S. Bento da Porta Aberta atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos. Depois do santuário de Fátima, este é um local por excelência de peregrinação.

O santuário de S. Bento da Porta Aberta une-se com a natureza, estando inserido no coração do PNPG e usufruindo de tudo o que este tem para oferecer, um parque de merendas de grandes dimensões, riachos, água corrente, sombra de árvores de grande porte.

Este é o local preferencial de culto ao fundador dos beneditinos.