levantar medicamentos

Levantar medicação hospitalar em farmácias

Vai ser alargado o Farma2Care, projeto do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, que permite aos doentes levantar medicação hospitalar em farmácias perto da sua residência, e atualmente abrange mais de 800 pessoas.

Vai ser alargado o Farma2Care, projeto do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, que permite aos doentes levantar medicação hospitalar em farmácias perto da sua residência, e atualmente abrange mais de 800 pessoas. Carlos Lima Alves, o responsável da Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos antimicrobianos (UPCIRA) do CHUSJ, referiu que irão enquadrar mais áreas terapêuticas e um maior número de doentes, o que implica alguns desenvolvimentos da parte logística e de informática.

Implementado em finais de 2019, o Farma2Care abrange, neste momento, “mais de 800 doentes, 600 já com pelo menos uma cedência efetivada em farmácias comunitárias, num total de mais de 1500 dispensas”. O programa abrange terapêutica oral em oncologia, neurologia e doenças infeciosas, e abrange doentes dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, mas quer alargar-se para zonas do interior como Vila Real e Bragança, e zona centro para Aveiro e Viseu.

O projeto do CHUSJ, em parceria com Ordem dos Farmacêuticos (OF), com a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e com a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA), consiste na dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias nos casos de administração de terapêutica oral. O objetivo é disponibilizar, nas farmácias, medicação habitualmente cedida nas farmácias hospitalares, excluindo-se a obrigatoriedade de deslocação dos doentes ao CHUSJ exclusivamente para aquele fim e fomentando a um aumento da qualidade de vida e até, redução de gastos em viagens.

Em alguns casos, esta prática tornou-se mesmo importante, como por exemplo para os doentes com infeção por VIH/SIDA que fazem tratamento com base hospitalar ou pessoas com esclerose múltipla, casos em que às vezes acrescem limitações de mobilidade.