fortalecer coração

Saiba quais são os melhores aliados do seu coração

Mas como podemos cuidar da melhor forma do nosso coração? Adotando uma alimentação saudável e equilibrada e praticando um estilo de vida ativo. Existem alimentos com boas caraterísticas nutricionais e muito benéficos para a saúde cardiovascular, como os alimentos antioxidantes para evitar a aterosclerose, gorduras vegetais com vitamina E e frutas, vegetais ricos em vitamina C e azeite, peixes gordos ricos em Ómega 3 (carapau, sardinha, salmão).

Todos sabemos a importante missão do coração no nosso corpo: é o motor que assegura a circulação sanguínea. Mas, muitas vezes, esquecemo-nos de cuidar do coração como merece, e por isso as doenças coronárias estão a aumentar cada vez mais em número de casos, e tornam-se em Portugal numa das principais causas de morte.

Mas como podemos cuidar da melhor forma do nosso coração? Adotando uma alimentação saudável e equilibrada e praticando um estilo de vida ativo. Existem alimentos com boas caraterísticas nutricionais e muito benéficos para a saúde cardiovascular, como os alimentos antioxidantes para evitar a aterosclerose, gorduras vegetais com vitamina E e frutas, vegetais ricos em vitamina C e azeite, peixes gordos ricos em Ómega 3 (carapau, sardinha, salmão).

Quais os alimentos que devemos incluir quase diariamente na nossa alimentação?

  • Brócolos: contem muita vitamina C e potássio que previne cardiopatias.
  • Chocolate: os seus polifenóis liquidificam o sangue e diminuem o risco de trombos, coágulos que podem provocar trombose.
  • Alho: promove a circulação sanguínea e reduz os níveis de colesterol.
  • Tomate: contém muito licopeno que combate a aterosclerose.
  • Uvas: ricas em polifenóis que reduzem as cardiopatias.