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Quais as melhores atividades físicas

A atividade física é uma excelente forma de promover o envelhecimento ativo, contribuindo para uma vida com qualidade, autonomia e vigor. Mas quais os melhores exercícios físicos? Nós enumeramos!

À medida que envelhecemos é muito importante que tenhamos um estilo de vida ativa e, por isso, as atividades físicas para idosos são uma excelente opção para que estes não vivam de forma sedentária. A atividade física é uma excelente forma de promover o envelhecimento ativo, contribuindo para uma vida com qualidade, autonomia e vigor. Mas quais os melhores exercícios físicos? Nós enumeramos!

Caminhada: excelentes para promover o convívio social, melhoram o ritmo cardíaco e fortificam os músculos e articulações. O idoso deve começar por distâncias curtas e ir aumentando a distância ao longo dos dias de caminhada. Deve chegar a fazer 30 a 60 minutos de caminhada, três vezes por semana. É muito importante fazer alongamentos após as caminhadas, para evitar lesões. Comece por pequenas distâncias e não se esqueça dos alongamentos no final.

Natação: é um dos exercícios físicos mais completos para a terceira idade. Alivia as dores causadas pela artrite, evita a pedra óssea e diminui o risco de doenças como a diabetes ou a hipertensão.

Andar de bicicleta: esta é uma boa opção de exercício físico para idosos porque ajuda a fortalecer as articulações das pernas e do abdómen e ajuda também a aliviar as dores provocadas pela artrite.

Alongamentos: são muito importantes para melhorar a amplitude de movimentos e ajudam a diminuir a rigidez das articulações e músculos, são excelentes para evitar lesões.

Hidroginástica: é um dos exercícios mais completos, a par da natação, e trabalha ainda mais todos os músculos do corpo. Os músculos são trabalhados na água o que promove o relaxamento das articulações, alivia dores e desenvolve a força e a resistência corporal.

Yoga: alia a força ao equilíbrio, ajuda a aumentar a flexibilidade corporal e a postura, além de ajudar a tonificar os músculos e a relaxar as articulações.

Pilates: ajuda a estimular a circulação e, tal como no yoga, melhora a flexibilidade e o equilíbrio. Para além disso melhora a postura e alivia o stress.