jogos seniores

Primeiro laboratório de jogos seniores

Este projeto é uma mais-valia porque permite que, através de jogos, se trabalhem as vertentes de ritmo, perceção corporal, memória e sentimento de felicidade junto dos idosos.

O primeiro Lab Center Agilidades do país foi criado em Portugal pela mão da ‘AGILidades’, empresa spin-off do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com a ARPIVE – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Vale D’Este. Este projeto é uma mais-valia porque permite que, através de jogos, se trabalhem as vertentes de ritmo, perceção corporal, memória e sentimento de felicidade junto dos idosos.

Esta parceria do Lar de Celeirós com a Agilidades, é antes de mais é um privilégio porque somos a primeira instituição do país a ter um laboratório de jogos sérios e contribuir para que cada vez mais possamos ter a ciência ao serviço do envelhecimento”, sublinha Sílvia Silva, Diretora do Lar de Celeirós. Depois de ter aumentado recentemente a componente de lar, duplicando o número de camas, a ARPIVE, que aumentou recentemente recebe agora nas suas instalações o primeiro laboratório da prestigiada marca de jogos terapêuticos para a terceira idade.

O projeto prevê a dinamização de atividades na experimentação e validação de Jogos Sérios da marca ‘AGILidades’ para Educação e Promoção da Saúde na comunidade geriátrica. “Através desta parceria com a AGILidades queremos contribuir para mudar o paradigma da reabilitação geriátrica. Uma reabilitação através da qual se pretende estimular os idosos através dos chamados jogos sérios. Este é um trabalho que promete ser gratificante para todos porque temos por certo que serão momentos onde os idosos vão divertir-se enquanto treinam competências de comunicação, atenção, socialização, equilíbrio, ritmo, força, perceção corporal e felicidade”, destaca a responsável.