Caldas Moledo termas

Régua reativa termas das Caldas do Moledo

As termas das Caldas do Moledo, na Régua, vão ser reativadas para se tornarem num polo de atração turística no Douro e para recuperar o legado deixado pela histórica dona Antónia Adelaide Ferreira

As termas das Caldas do Moledo, na Régua, vão ser reativadas para se tornarem num polo de atração turística no Douro e para recuperar o legado deixado pela histórica dona Antónia Adelaide Ferreira. O projeto de revitalização do parque termal avança no âmbito do consórcio formado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Câmara do Peso da Régua e começa pela reabilitação de um dos edifícios, que possui uma piscina de água quente. A recuperação do balneário termal representa um investimento de 1,6 milhões de euros e tem um prazo de execução de 18 meses.

O Presidente da Câmara da Régua, José Manuel Gonçalves, afirmou que aquele espaço, localizado junto ao rio, é “uma referência” e uma das “joias” do Douro, e frisou que “estas são as únicas termas na Região Demarcada do Douro com dimensão, história e património e, neste momento, a nossa ambição é que todo aquele património seja requalificado”. As Caldas de Moledo estendem-se pelos concelhos de Mesão Frio e Peso da Régua e contam uma história ligada a dona Antónia Adelaide Ferreira, a “Ferreirinha” da Régua, a quem foi entregue o alvará de concessão das termas em 1895.

O autarca disse estar convencido de que o crescimento do turismo no Dourovai continuar a ser uma realidade” após a pandemia, e destacou o potencial daquelas termas que se localizam junto a 3 vias de comunicação: rodoviária, fluvial e ferroviária. No âmbito do projeto agora adjudicado, o edifício vai ser reabilitado e adaptado para acolher um programa termal, com vários tipos de tratamento e mantendo a piscina como elemento principal. O investimento resulta de uma candidatura apresentada ao programa PROVERE. O objetivo é, depois, avançar com a recuperação de todo o parque, mas o município visa também a requalificação de edifícios existentes naquele lugar.