filme Viver duas vezes Alzheimer

Viver duas vezes, uma comédia ao Alzheimer

Viver Duas Vezes é um filme de comédia espanhol de 2019 dirigido por María Ripoll, estreou em setembro de 2019 e pode ser visto na Netflix. O filme aborda o avanço inexorável da doença de Alzheimer, num homem com 70 anos de idade, Emilio Martinez, viúvo e ex-professor universitário de matemática.

Viver Duas Vezes é um filme de comédia espanhol de 2019 dirigido por María Ripoll, estreou em setembro de 2019 e pode ser visto na Netflix. O filme aborda o avanço inexorável da doença de Alzheimer, num homem com 70 anos de idade, Emilio Martinez, viúvo e ex-professor universitário de matemática. Ele toma consciência da doença através da explicação racional do seu médico, que o informa que o Alzheimer lhe vai destruir a memória, o pensamento lógico e a vida.

O primeiro flashback, com a canção tema Perfídia, é a cena de um encontro entre 2 jovens, Emílio e Margarita e é uma cena que define a futura jornada do Professor Emílio, que quando era jovem não havia seguido a sua paixão pela menina Margarita, privilegiando a futura carreira na matemática. Nos futuros delírios do Alzheimer, Emílio persegue o sonho de reencontrar a amada. Com o avanço rápido da doença, já na primeira consulta/entrevista com a terapeuta, acompanhado pela filha, esta propõe uma mudança radical na família: o professor Emílio é viúvo e mora sozinho e a terapeuta pede que ele vá viver com a filha; ele resiste à mudança e a filha concorda desde que ele use um telemóvel. Mas a degeneração da doença acelera e a filha determina que ele passe a viver na casa dela com o marido e a filha. 

A filha Julia é uma jovem mulher determinada e forte, o genro Felipe está desempregado e a neta nasceu com uma doença grave que a deixou paralítica mas com uma história de superação, conseguiu andar. A personagem da neta interage com o avô, de quem se torna confidente e instrutora para o uso do telemóvel. Um rico e tenso relacionamento intergeracional, onde aprendem os dois. O velho e a adolescente.

Com a família em crise total, e depois de muitos conflitos entre pai e filha, esta decide que vai ajudar o pai a perseguir o seu sonho de reencontrar Margarita, o amor da sua juventude, que vive noutra cidade. Mas o melhor é mesmo ver.