filme Rugas Alzheimer

Filme Rugas desperta para o Alzheimer

Rugas é um filme de animação para maiores de 70 anos, de Ignacio Ferreras e passa-se num lar da terceira idade em Espanha, entre a demência e o abandono.

Rugas é um filme de animação para maiores de 70 anos, de Ignacio Ferreras e passa-se num lar da terceira idade em Espanha, entre a demência e o abandono. Durante 80 minutos assistimos a um filme com uma forte crítica à sociedade que é bruta em muitos aspetos e é uma película dedicada aos mais velhos de hoje e de amanhã. Que nos faz pensar!

Rugas parte de uma banda desenhada que o ilustrador espanhol Paco Rosa criou para tentar entender melhor a velhice dos pais e que foi premiada em 2008 com o Prémio Nacional del Cómic, e Ignacio Ferreras adaptou essa banda desenhada para um filme de animação, onde acabamos também nós por refletir sobre a forma como a sociedade lida com as pessoas mais velhas. Da versão portuguesa fazem parte as vozes dos atores Rui Mendes, Rui Oliveira e Custódia Gallego.

Da história fazem parte Emílio e Miguel, dois amigos a dividir quarto num lar de terceira idade e que vão viver uma aventura num lar. Quando são diagnosticados a Emílio os primeiros sintomas de Alzheimer, Miguel percebe que terá de encontrar uma maneira de impedir que o transfiram para o segundo andar da instituição, para onde, supostamente, são deslocados os casos sem solução. Assim, ao mesmo tempo que um se vai perdendo nos labirintos da memória, confundindo a realidade com criações da sua mente envelhecida, o outro arranja um plano infalível que provará a todos que, mesmo na velhice, a amizade é o bem mais precioso.