Numa ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) existem procedimentos complexos que necessitam de alguma atenção. As ERPI’s albergam inúmeras ações diárias muito importantes mas que passam despercebidas à maioria das pessoas. Atualmente, o mercado apresenta diversas soluções que pretendem facilitar o trabalho dos profissionais de geriatria. Estas soluções facultam ferramentas capazes de agilizar as rotinas diárias nas ERPI´s, e garantem uma maior segurança em termos de resposta imediata. Num Portugal envelhecido com necessidades e problemas bem distintos de há 20 anos atrás, as ERPI´s devem apostar na qualidade e na excelência das suas respostas. Posicionando-se na linha da frente em termos tecnológicos, e repensando as estratégias que permitam melhorar os serviços prestados aos seus utentes.
Uma solução integrada de alerta através de comunicação telefónica, visual e registos de eventos de situações de alerta e/ou chamada, fornece ferramentas fundamentais para a gestão da ERPI. Como a emissão de relatórios que permitem a confirmação da realização dos eventos de atendimento e/ou rotina. É um importante instrumento para a avaliação da eficácia das intervenções e do custo inerente em termos de recursos humanos.
Outro sistema importante é o sistema de vídeo-vigilância (CCTV) que permite o registo de todos os acontecimentos ocorridos nas 24h/7dias nas instalações. Poderá funcionar, igualmente, como um elemento de prevenção de quedas. E, controla as entradas e saídas, assegurando que as pessoas não autorizadas não se ausentam das instalações.
O videoporteiro tem dupla função: câmara de vigilância e intercomunicador. Proporcionando o controlo ao acesso às instalações, e monitorizando a segurança da porta de entrada. Com a possibilidade de um leitor de RFID integrado para a entrada das pessoas autorizadas de forma segura e, sem necessidade de chave. Uma das comodidades prende-se com o facto de ser possível responder sempre que tocarem à porta através do telefone sem fios.
Mas qual a necessidade de integrar todos estes equipamentos com o sistema telefónico? Por 3 razões: permite uma resposta imediata por parte dos auxiliares; pela eficácia e rapidez nos procedimentos; e pela maior segurança.
você pode gostar
-
Programa de medicação gratuita para serviço de Psiquiatria de Vila Real
-
Recolha de medicamentos para apoiar utentes de IPSS
-
Alpha Engenharia/Bernstein: uma coluna de desinfeção móvel – inúmeras possibilidades
-
Antigo hospital de Vila Franca de Xira será Unidade de Cuidados Continuados
-
Investimento em projetos que envolvam doentes oncológicos seniores