MOVE HERO: jogo online gratuito auxilia pacientes com paralisia

Inspirado no Guitar Hero, jogo eletrónico musical que exige um pensamento rápido e movimento corporal, investigadores de São Paulo da área de Medicina, desenvolveram um jogo que auxilia pacientes com paralisia cerebral e proporciona uma rotina de exercícios às pessoas com deficiência física e cognitiva.

Inspirado no Guitar Hero, jogo eletrónico musical que exige um pensamento rápido e movimento corporal, investigadores de São Paulo da área de Medicina, desenvolveram um jogo que auxilia pacientes com paralisia cerebral e proporciona uma rotina de exercícios às pessoas com deficiência física e cognitiva. Denominado MoveHero, a plataforma web potencializa a reabilitação motora dos utilizadores a partir da participação no jogo. O jogo virtual MoveHero pode ser acedido de qualquer lugar com ligação à Internet através do seguinte link: movehero.com.br.

A pesquisa, que teve início em 2016, faz parte do pós-doutoramento de Talita Dias da Silva, fisioterapeuta e professora na Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid). A plataforma online já foi testada em mais de 3000 participantes, com diversas deficiências ou mesmo sem nenhuma deficiência e, os artigos científicos publicados recentemente apresentam a pesquisa feita com 44 participantes no período de isolamento pela quarentena – metade deles com paralisia cerebral e metade sem, com idades entre 11 e 28 anos num programa de telerreabilitação, assim como também foi utilizada dentro do ambiente de internamento hospitalar em pacientes com Covid19 – e comprovou ser capaz de promover melhorias físicas e de esforço muscular nos praticantes.

No MoveHero, o jogador precisa de apanhar bolinhas coloridas que caem da tela ao ritmo de uma música ao fundo e é possível aumentar ou diminuir a dificuldade da partida conforme o avanço de fases. A pesquisadora justifica a necessidade da aplicação imediata da pesquisa como uma importante solução, principalmente para pacientes com paralisia cerebral, que precisam de estímulos constantes, apesar do período de pandemia e o isolamento social. O MoveHero surgiu da necessidade de continuar com tratamentos interrompidos pela pandemia. Na prática, a partir de cadastro no jogo, os dados do utilizador são recolhidos e com a análise dos resultados, é possível verificar o desempenho motor dos participantes, e as escalas de perceção, esforço, humor e satisfação com o jogo.