Ordem dos Advogados

Covid-19: todos os utentes já receberam 1.ª dose com exceção de lares com surtos

Todos os utentes e trabalhadores dos lares já receberam a 1.ª dose da vacina, sendo a exceção os locais onde houve surtos de covid-19.

Todos os utentes e trabalhadores dos lares já receberam a 1.ª dose da vacina, sendo a exceção os locais onde houve surtos de covid-19. O último relatório do estado de emergência dá conta de que a totalidade das 200 000 pessoas dos lares de idosos e das unidades de cuidados continuados já receberam a 1.ª dose da vacina contra a Covid-19.

Neste momento estão a ser vacinados os utentes e trabalhadores de lares onde houveram surtos. E o coordenador da ‘task force’ do plano de vacinação, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, adiantou que espera alcançar até dia 26 de março 90% de cobertura: “os ERPI estão praticamente todos cobertos, tirando aqueles que estão a sair dos surtos. Mas já temos mais de 90% dos lares cobertos, uma taxa muito elevada de cobertura, e só não se avançou mais porque estamos à espera de que saiam dos surtos e cumpram as regras após os surtos para podermos vacinar nessas instalações”.