Alfândega da Fé com programa de atividades e brindes para idosos

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé há vários anos que desenvolve projetos para os mais idosos, nomeadamente o Alfândega + Igual

A Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé há vários anos que desenvolve projetos para os mais idosos, nomeadamente o Alfândega + Igual que pretende combater a solidão e o isolamento e que visita regularmente os idosos dispersos pelo concelho. O projeto faz parte do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS-4G que, para minimizar as restrições das visitas e as atividades impostas pela pandemia covid-19 decidiu lançar um caderno de atividades para os seniores que vai entregar em mãos.

A 2.ª edição do caderno de atividades sénior denomina-se “Exercícios da cabeça aos pés, num tempo sem pés nem cabeça” foi distribuída porta a porta pela equipa do projeto, e que também irá saber como estão os mais idosos nestes tempos de confinamento. Esta iniciativa conta com o apoio do município de Alfândega da Fé, que cedeu “toda a logística de transportes e ainda dois técnicos do município” formados em psicologia e desporto para as idas ao domicílio.

A equipa da Alfândega + IGUAL da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé visitou idosos no dia 8 de março, procurando saber como estavam os cidadãos mais velhos e entregou, como brinde, uma caneta comemorativa do aniversário da instituição que se comemorou no dia 9 de março. Essa caneta possui o contacto telefónico para transmitir aos idosos que a equipa “está disponível para eles à distância”. Ainda no diz 8 de março, a equipa de visita entregou uma flor às idosas para assinalar o Dia Internacional da Mulher. A 19 de março foram os idosos a receber um brinde de Dia do Pai.