Cuidados Paliativos

Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

A primeira unidade de cuidados paliativos do distrito de Leiria começou a funcionar no Hospital de Alcobaça, prevendo receber cerca de 250 doentes anuais,

A primeira unidade de cuidados paliativos do distrito de Leiria começou a funcionar no Hospital de Alcobaça, prevendo receber cerca de 250 doentes anuais, informou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL). O serviço vai funcionar num espaço físico independente, com uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro, cobrindo toda a área de influência do CHL, num total de cerca de 400 mil utentes.

A nova Unidade, que ocupa o antigo Serviço de Cirurgia Geral do hospital, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório, e sala de convívio e de atividades. A unidade integra o Serviço de Cuidados Paliativos, que inclui uma equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos, a consulta externa e o hospital de dia. A equipa, constituída por profissionais com formação específica, garante uma prestação de cuidados de saúde de qualidade, promove a dignidade e alivia o sofrimento dos seus doentes, e apoia os seus familiares/cuidadores. O projeto teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156 825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020. A unidade contou ainda com uma contribuição da Câmara Municipal de Alcobaça, no valor de 75 mil euros, para aquisição de equipamentos e mobiliário.