Câmara de Leiria aprova estratégia para a saúde

A Câmara de Leiria aprovou em reunião do executivo a Estratégia Municipal de Saúde, documento que estabelece, entre outros eixos prioritários, a cidadania e literacia, e as acessibilidades

A Câmara de Leiria aprovou em reunião do executivo a Estratégia Municipal de Saúde, documento que estabelece, entre outros eixos prioritários, a cidadania e literacia, e as acessibilidades. Este documento estabelece como eixos prioritários a cidadania e literacia em saúde, as acessibilidades e equidade e os ambientes e contextos promotores de saúde, definindo um total de 8 objetivos estratégicos com 29 metas operacionais. Esta estratégia pretende promover, juntamente com o Serviço Nacional de Saúde e outros parceiros sociais, a melhoria dos níveis de saúde e bem-estar dos munícipes.

Por outro lado, vai procurar obter “o empenho de todos os leirienses no desenvolvimento de uma comunidade saudável, assente em elevados níveis de bem-estar individual, familiar e comunitário e na partilha efetiva com os cidadãos de todos os instrumentos que lhes permitam o seu envolvimento nas decisões de saúde”. O documento define os eixos e os objetivos para a área da saúde, assim como as linhas gerais de ação e as respetivas metas, indicadores, atividades e recursos, surge no âmbito da transferência de competências neste setor para as autarquias.

Para a sua elaboração, a câmara teve como parceiros o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, o Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria que, durante o processo, ouviram representantes de mais de 40 entidades de vários setores sociais e ainda cerca de 1200 pessoas que responderam a um questionário disponibilizado nos meios digitais.