IPO, investigação clínica, translação, centro de investigação, oncologia, FMUP, FMUL, UA, ESE, NovaMedicalSchool

Rede de Investigação em Saúde

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) é membro fundador do primeiro grande laboratório associado dedicado à investigação clínica e de translação em Portugal, o RISE – Rede de Investigação em Saúde.

O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) é membro fundador do primeiro grande laboratório associado dedicado à investigação clínica e de translação em Portugal, o RISE – Rede de Investigação em Saúde. Através do seu Centro de Investigação, o IPO Porto vai ficar responsável pela linha de investigação em oncologia.

Os restantes membros são a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, agregando, ainda, investigadores da NOVA Medical School, da Escola Superior de Enfermagem e da Universidade de Aveiro. Mais de metade dos investigadores são médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, o que contribuirá para aproximar as prioridades de investigação às necessidades diariamente identificadas no contacto com os doentes.

“Esta iniciativa demonstra que o SNS é bem mais do que a prestação de cuidados aos doentes e está na primeira linha da inovação e investigação clínica, que são fulcrais para a melhoria dos resultados em Saúde”, referiu o Presidente do Conselho de Administração do IPO Porto, Rui Henrique.