Sénior Ativo

Já fez o seu exercício diário? Mexa-se pela sua saúde!

O exercício físico é muito importante sobretudo neste momento em que estamos fechados em casa

Não importa se nunca gostou de andar de bicicleta ou de correr, ou fazer caminhadas ou jogar futebol, ou ainda outro tipo de desporto. O exercício físico é muito importante sobretudo neste momento em que estamos fechados em casa, como confirma a geriatra Maisa Kairalla das Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: “a atividade física é extremamente importante em qualquer momento da vida, mas sobretudo quando pensamos no envelhecimento”.

Segundo um estudo realizado por investigadores da Irlanda do Norte há uma série de benefícios do exercício físico nos mais velhos como a redução do risco de morte precoce, o cancro da mama e da próstata, fraturas, quedas, limitações funcionais, declínio cognitivo, Alzheimer, depressão, entre outros. Ou seja, o exercício físico altera e fortalece diferentes sistemas do organismo, promovendo ganhos físicos e mentais.

O estudo demonstra ainda que nos idosos com mais de 60 anos com baixas doses diárias de exercício moderado a vigoroso, a redução da mortalidade situa-se nos 22%. E nos idosos com mais de 70 anos com altos níveis de movimentação a redução ainda foi mais significativa: 34%. E aqueles que se exercitam intensamente, praticando corrida com frequência por exemplo, apresentam um declínio funcional de cerca de 13 anos que está relacionado com a capacidade de manter a autonomia, ou seja, conseguir levantar-se de manhã, vestir-se sozinho, tomar banho, ter controlo urinário, preparar refeições, sair para fazer compras.