Alzheimer 2 novos genes

Alzheimer: descobertos 2 novos genes

Uma equipa de cientistas da Tianjin Medical University na China, descobriram 2 novos genes envolvidos na doença de Alzheimer,

Uma equipa de cientistas da Tianjin Medical University na China, descobriram 2 novos genes envolvidos na doença de Alzheimer, através de um estudo que incidia nos genes ativos e desativados no hipocampo, a parte do cérebro que integra a memória, de pessoas que sofrem de Alzheimer. Esta descoberta melhora a compreensão dos mecanismos genéticos e celulares que provocam esta doença.

Liderado pelos cientistas Chunshui Yu e Mulin Jun Li, o estudo foi publicado na revista PLOS Genetics e consistia na identificação de genes em número superior ou inferior no hipocampo de pessoas que sofrem de Alzheimer por ser uma das primeiras regiões a sofrer danos. Foram identificados 24 genes relacionados com Alzheimer que parecem ter um efeito através do hipocampo, e destes, o PTPN9 e o PCDHA4 eram desconhecidos. Além disso, vários estão envolvidos em processos biológicos relacionados com a doença de Alzheimer como a formação de placas e morte celular. Além disso, os cientistas estabeleceram que a expressão destes 2 genes está relacionada com o tamanho do hipocampo e com o diagnóstico de Alzheimer.