ALIMENTOS_OSSOS_osteoperose

Conheça os alimentos que ajudam a fortalecer os ossos

Veja quais são os melhores alimentos para fortalecer os ossos e garantir a saúde do seu corpo.

Consumir alimentos para fortalecer os ossos é muito importante para evitar doenças como a osteoporose, que é responsável por diminuir a densidade óssea e deixar o osso mais propenso a fraturas, por exemplo.

Porém, muitas pessoas acreditam que a única forma de fortalecer os ossos é consumindo leite e seus derivados e, embora estes alimentos sejam importantes, outras fontes também podem entrar para a lista. Veja a seguir.

Lista de alimentos para fortalecer os ossos

  1. Brócolos: Os brócolos são uma fonte de cálcio e ferro, além de contar com vitamina K na sua composição. Estes nutrientes são responsáveis por fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.
  2. Castanha do Pará: Rica em ómega 3, a castanha do Pará ajuda a aumentar a massa óssea, além de diminuir a perda. Consumir duas unidades por dia já é o suficiente para fortalecer os ossos.
  3. Frutos secos: Os frutos secos como damascos possuem ricas fontes de ferro, antioxidantes e fibras. Melhoram assim a saúde do intestino, combatendo a anemia e permitindo o desenvolvimento saudável dos ossos. Devem ser consumidas com moderação devido ao teor calórico.
  4. Vegetais escuros: Os vegetais escuros, de maneira geral, são ricos em cálcio e ajudam a fortalecer os ossos de uma forma efetiva.
  5. Peixes: Peixes como o salmão são ricos em vitamina D, sendo esta vitamina responsável por auxiliar na absorção do cálcio no organismo. O ómega 3 também está presente neste alimento, sendo responsável pela manutenção saudável da densidade óssea.
  6. Semente de linhaça: A semente de linhaça também é rica em ómega 3 e, sendo capaz de melhorar a densidade óssea, fortalecendo o nosso corpo. Pode ser consumida em diversos pratos.
  7. Soja: A soja contém substâncias com estrutura semelhante à do estrogéneo, sendo este responsável pela absorção de mais minerais.
  8. Ovos: Os ovos também são excelentes aliados nos cuidados com a saúde dos ossos. Contam com cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D na sua composição, sendo um alimento completo que melhora a absorção de cálcio.

Além de cuidar da alimentação, lembre-se que o nosso corpo também precisa de exercícios físicos para se manter sempre ativo e mais saudável. Quanto à saúde dos ossos, não é diferente.