Dia do Idoso

5 passos simples para um estilo de vida mais saudável

Existem inúmeras teorias e opiniões sobre o que significa verdadeiramente ser saudável.

Existem inúmeras teorias e opiniões sobre o que significa verdadeiramente ser saudável. Alguns defendem, por exemplo, que passa por uma alimentação vegetariana; outros defendem uma dieta paleo. Atualmente podemos encontrar dietas e regimes alimentares para todos os gostos, tornando mais difícil escolher um em particular.

No entanto, existem alguns factos e passos mais óbvios que todos podemos seguir para estabelecer um estilo de vida mais saudável.

De acordo com os especialistas do portal Psychology Today, eseas são os 5 passos que deve conhecer.

  1. Comer mais fruta e vegetais

É o clássico. Os estudos são absolutamente claros: comer mais vegetais e frutas irá ajudar a que se sinta mais saudável. Este tipo de alimentos pode ser determinante na redução do risco de cancro ou até de certos problemas de saúde mental. É recomendado que consuma por dia 2 doses de frutas e 3 doses de legumes, para obter todos os nutrientes e vitaminas que precisa.

  1. Probióticos

Alguns probióticos como o L.acidophilus, o bifidobacterium longum e o L.casei, têm sido associados a um risco menor de desenvolvimento de cancro, a uma melhor saúde intestinal e menor risco de doenças autoimunes. A ação dos probióticos é ainda mais benéfica quando são consumidos frescos, em produtos lácteos ou vegetais fermentados. A inclusão destes agentes na sua dieta pode ajudar a assegurar um maior bem-estar. 

  1. Comer menos

Ingerir menos calorias é certamente uma das melhores coisas que podemos fazer para a nossa saúde. Cumprir regularmente alguns períodos de jejum é um hábito que está associado a inúmeras melhorias do estado de saúde. Mesmo períodos curtos de jejum intermitente podem ser eficazes para contribuir para uma vida mais saudável.

  1. Exercício

A atividade física é determinante não apenas para a saúde do seu corpo, como também para o seu bem-estar mental. É assim algo absolutamente essencial. Quando feito regularmente o exercício físico é capaz de estimular a atividade parassimpática, ajudando a que se sinta mais calmo e menos ansioso e permitindo manter um peso corporal estável.

  1. Melhorar a saúde emocional

Um estilo de vida mais saudável está altamente relacionado com um bem-estar mental e emocional. A capacidade de controlar os nossos pensamentos, emoções e comportamentos é fundamental para conseguir evitar estados mais negativos. Gerir eficazmente este tipo de respostas e descontrolos emocionais irá permitir diminuir o stress e melhorar igualmente a nossa condição física. Tudo está conectado. Capacidade de construir um pensamento positivo, visualizar sentimentos felizes, explorar tudo aquilo que traz propósito à nossa vida e trabalhar para expressar os nossos sonhos, são apenas algumas das coisas que deverá experimentar.

 Fonte: https://multinews.sapo.pt/50/5-passos-simples-para-conquistar-um-estilo-de-vida-mais-saudavel/?doing_wp_cron=1611246995.3046569824218750000000