vacina covid-19 idosos

Câmara de Lisboa assegura deslocação de idosos para levarem a vacina da Covid-19

Aprovada proposta que assegura a deslocação dos idosos desde a sua residência até ao equipamento onde serão vacinados.

A Câmara de Lisboa aprovou na passada quinta-feira, dia 18 de fevereiro, por unanimidade, uma proposta para suportar a despesa de transporte dos residentes em Lisboa com mais de 65 anos, desde a sua residência até ao equipamento onde serão vacinados contra a Covid-19.

O documento, apresentado pelos vereadores do CDS-PP, propõe, para o efeito, “a celebração de protocolos com as associações representativas do setor do táxi”.

Na reunião privada do executivo municipal, presidido pelo socialista Fernando Medina, os vereadores aprovaram também uma proposta do PSD para que a câmara disponibilize equipamentos municipais não ocupados para serem utilizados como centros de vacinação.

Em conjunto com o Ministério da Saúde, o município deverá “criar equipas móveis de testagem de Covid-19 e equipas de rastreamentos de casos positivos para testar, despistar as camadas da população mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas sem condições para sair de casa, pessoas em situação de sem-abrigo e a população imigrante”, lê-se no documento.

A proposta dos vereadores sociais-democratas estabelece, igualmente, a criação de uma “bolsa de reserva de descartáveis, tais como agulhas, seringas, máscaras, equipamentos de proteção individual e outros materiais, que possam ser usados caso esgotem na região de Lisboa”.

Na semana passada, o presidente da autarquia, Fernando Medina, anunciou que Lisboa vai ter sete centros de vacinação adicionais contra a Covid-19, um dos quais no Altice Arena, para apoiar a administração de vacinas aos idosos com mais de 80 anos e aos doentes crónicos com mais de 50 anos.

Os centros vão localizar-se na Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Hospital Pulido Valente, na sede da Assembleia Municipal de Lisboa (Av. De Roma), Pavilhão Manuel Castelbranco (São Vicente), Pavilhão da Ajuda, Picadeiro e Altice Arena.

Fonte: www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/camara-de-lisboa-assegura-deslocacao-de-idosos-para-levarem-a-vacina-da-covid-19