O projeto “Vizinhos à janela”, uma iniciativa de bairro de combate ao isolamento e solidão durante o confinamento devido à pandemia de Covid-19, recebeu esta segunda-feira, 15 de fevereiro, o prémio “Solidariedade Civil” do Comité Económico e Social Europeu (CESE).
Em comunicado, o Comité adianta que atribuiu o Prémio CESE para a Solidariedade Civil ao “Vizinhos à janela”, na categoria “ofertas culturais”, destacando que o “projeto constituiu um exemplo brilhante de notável responsabilidade cívica e solidariedade durante a crise da Covid-19”.
O CESE, órgão consultivo que representa a sociedade civil europeia ao nível da União Europeia, selecionou o “Vizinhos à janela” como o melhor candidato português ao Prémio, “pela força agregadora da sua música, ajudou a transformar um simples bairro numa verdadeira comunidade de entreajuda”.
O “Vizinhos à janela” foi anunciado como um dos 23 laureados numa cerimónia de entrega virtual de prémios realizada hoje pelo CESE. Cada vencedor recebeu um prémio no valor de 10 mil euros.
O projeto recebeu o prémio na categoria de “ofertas culturais”, uma categoria que agrupou projetos “que desempenharam um papel fundamental na atenuação dos efeitos da pandemia, de várias formas criativas e originais”.
No ano passado durante o primeiro confinamento, um grupo de vizinhos juntou-se para aliviar a solidão da vida em casa.
Duas vezes por dia, às 14:00 e às 20:00, os residentes da Rua Belo Horizonte “Jardim dos Arcos“, em Oeiras, no distrito de Lisboa, tocaram música das suas varandas e janelas durante 10 minutos, até ao final de julho de 2020. Quatro outras ruas próximas juntaram-se também à iniciativa.
Os prémios foram atribuídos às candidaturas vencedoras de 21 países da União Europeia.
Créditos imagem: https://visao.sapo.pt/
você pode gostar
-
Biblioteca de Baião conta histórias por telefone para combater solidão
-
Europacolon apoia 30 doentes com cancro do intestino e 60 cuidadores e familiares
-
Tarifa social de energia e desconto 10% adicional na conta da energia
-
Projeto “Ombro Amigo” quer tirar do isolamento 150 pessoas do concelho de Ourém
-
Covid-19: BE defende que investimento nos idosos deve ser uma prioridade