dor de cabeça

Desmistificar a enxaqueca, uma campanha de sensibilização

A MiGRA Portugal, Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, lançou, em conjunto com a Novartis, a campanha “Porque a vida não tem de ser uma dor de cabeça” para ajudar os doentes a reconhecer e gerir melhor a enxaqueca e cefaleias.

A MiGRA Portugal, Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, lançou, em conjunto com a Novartis, a campanha “Porque a vida não tem de ser uma dor de cabeça” para ajudar os doentes a reconhecer e gerir melhor a enxaqueca e cefaleias.  Esta iniciativa tem por objetivo disponibilizar informação simples e fidedigna, que permita capacitar o doente e desmistificar alguns conceitos, numa área onde infelizmente existe muita desinformação.

A enxaqueca afeta mais de 15% dos portugueses, sendo mais prevalente no sexo feminino e em indivíduos em idade ativa. As cefaleias são a segunda causa de incapacidade na população Portuguesa em idade ativa.

A campanha será composta por três guias, em formato online e impresso, que, de uma forma visual e simples, ajudam a identificar os sintomas e os diferentes tipos de enxaqueca e cefaleias, procurar ajuda, conviver melhor com a doença e reduzir o seu impacto no dia-a-dia. Estes guias contam ainda com recomendações práticas de neurologistas. Além destes guias, estarão também disponíveis vídeos que permitem compreender a doença para uma melhor gestão da mesma.

De acordo com a presidente da MiGRA Portugal, Madalena Plácido, “a enxaqueca tem um impacto muito forte no dia-a-dia do doente, criando muitas limitações ao nível pessoal, profissional e das relações sociais”. A presidente desta associação de doentes relembra ainda que “apenas se conhecermos a doença e os seus sintomas, vamos conseguir geri-la melhor, por isso a capacitação dos doentes é um dos passos mais importantes da gestão da doença”.

Mais informações estão disponíveis no site da MiGRA Portugal. Os vídeos podem ser vistos no canal Youtube da MiGRA Portugal, ou através do QR Code existente nos materiais. A campanha conta com o apoio da Novartis.

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