máscaras covid

Covid-19: Devo usar duas máscaras ao mesmo tempo contra o vírus?

Em teoria, contribui para atenuar a propagação da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, ao filtrar mais partículas.

Numa participação recente no programa ‘Today Show’, o médico Anthony Fauci, que é o principal conselheiro médico de Joe Biden, o recentemente eleito presidente dos Estados Unidos, afirmou que usar duas máscaras em simultâneo é uma manobra “que faz sentido” e é “provável” que garanta maior proteção contra a transmissão da Covid-19 -, reporta um artigo publicado no portal de saúde Healthline.

Entretanto, segundo o médico Firas Zabaneh, diretor de prevenção e controlo de infeção no Hospital Houston Methodist em Houston, no Texas, utilizar duas máscaras pode ajudar.

Para Zabaneh, a lógica para usar duas máscaras remete para o facto de adicionar mais camadas de filtração, sendo que menos partículas penetram.

Contudo, o especialista alerta que colocar duas máscaras pode dar uma falsa sensação de segurança. 

Adicionalmente, se a pessoa utilizar duas máscaras de má qualidade uma em cima da outra, a ação pode ser pouco eficaz. Mas há mais, se não forem colocados corretamente, os dois acessórios podem aumentar o risco de infeção permitindo fugas pelas extremidades. 

Por exemplo, Scott Schiffres, investigador e professor doutorado na Binghamton University Mechanical Engineering, crê que usar duas máscaras cirúrgicas não é melhor do que apenas uma. 

“Não é a capacidade de filtrar que define a performance, mas o ajuste ao rosto, ou seja a quantidade de ar que escapa“, referiu. 

“O material da máscara cirúrgica em si é muito bom (> 95% em 0,1 um), mas na prática cerca de 20% do ar vai deslizar entre a máscara e o selo da máscara, como tal a eficiência é de cerca de 80%”, acrescentou. 

Entretanto, combinar uma máscara de algodão e uma cirúrgica pode ser igualmente problemático. 

“Os materiais de algodão são filtros modestos em comparação com as máscaras cirúrgicas”, partilhou Schiffres, “por isso combinar uma máscara de algodão com uma máscara cirúrgica KN95 pode aumentar a resistência à respiração e provocar um maior constrangimento do ar“.

“O mais importante“, disse Schiffres, “é não ter uma falsa sensação de confiança na filtração da máscara, sendo que a eficácia desta reside sim no ajustamento perfeito ao rosto“. 

Afinal, quando é boa ideia usar duas máscaras em simultâneo? 

Firas Zabaneh acredita que: “usar uma máscara de boa qualidade devidamente ajustada à face feita de múltiplas camadas e de materiais adequadas garante a devida proteção”.