The Healthy Food Challenge

‘The Healthy Food Challenge’: O desafio para combater a obesidade

As três ideias mais inovadoras para prevenir a obesidade receberão até 100 mil dólares para colocar em prática a sua solução e serão apresentados na cimeira das Nações Unidas: Food Systems Summit 2021.

Prevenir a obesidade. Este é o objetivo do novo projeto da EAT – organização sem fins lucrativos dedicada à transformação do sistema alimentar global -, com o apoio da Novo Nordisk, que pretende incentivar à criação de soluções inovadoras para prevenir a obesidade, através da promoção de ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis para as populações mais vulneráveis.

Chama-se The Healthy Food Challenge e procura desafiar comunidades, organizações sociais, grupos de jovens, comunidades religiosas, instituições públicas e organizações privadas, em todo o mundo mas também em Portugal, a colaborar de forma multifuncional com boas ideias para combater esta pandemia que é a obesidade. Todas as ideias devem ser submetidas através de uma plataforma online global, dizem em comunicado.

As três ideias mais inovadoras receberão até 100 mil dólares para colocar em prática a sua solução e serão apresentados na cimeira das Nações Unidas: Food Systems Summit 2021.

Note que a prevenção da obesidade é um desafio de saúde global urgente. Em Portugal, de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Ricardo Jorge, no início de 2020, mais de metade (62%) dos portugueses são obesos ou pré-obesos.

Os números sobre a obesidade em Portugal, e a sua relação com um risco acrescido de doença grave no âmbito da pandemia da Covid-19 que vivemos, mostram a relevância e a atualidade deste desafio, que procura fomentar hábitos alimentares mais saudáveis“, rematam.