nutrição

Nutrição: somos o que comemos

Aliando sabor e nutrientes, estes alimentos são recomendados pelos especialistas.

Aliando sabor e nutrientes, estes alimentos são recomendados pelos especialistas.

Abacate
Virou ingrediente da moda graças aos brunches e é presença assídua nas saladas e bowls dos restaurantes mais saudáveis. Deve ser consumido não só por ser um bom protetor cardiovascular, mas também por ajudar ao desenvolvimento ósseo, contribuir para a saúde da pele, olhos e cabelo e melhorar a saúde digestiva.

Curcuma
Graças às imensas propriedades – antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-bacterianas, entre outras –, a curcuma ajuda a estabilizar o peso, a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, a proteger o fígado e a aliviar inflamações de pele. Quando conjugada com pimenta preta, aumenta a absorção de nutrientes em larga escala.

Mirtilos
Além dos antioxidantes, que ajudam a desacelerar o envelhecimento, os mirtilos são ricos em antocianinas, que contribuem para a diminuição da pressão arterial e risco de problemas cardiovasculares. Também combatem a acne e auxiliam na perda de peso, por induzirem a saciedade. São, portanto, bons aliados numa alimentação equilibrada.

Nozes
Fontes naturais de ómega 3 e vitaminas, as nozes são boas aliadas para a memória e concentração. Ajudam também a combater doenças cardiovasculares, facilitam o trânsito intestinal, evitam o envelhecimento precoce e reforçam o sistema imunitário. Pode optar por comê-las como um snack ou juntá-las a saladas ou iogurtes.

Vegetais de folha verde escura
Na hora de comprar e comer vegetais, prefira os de folha verde escura. Na lista entram brócolos, kale, espinafres, rúcula e agrião, todos carregadinhos de vitaminas e fibras. Têm propriedades antioxidantes, agindo preventivamente em doenças cardiovasculares, baixo teor calórico e podem ser consumidos de diferentes formas.

Fonte: https://caras.sapo.pt/lifestyle/2021-01-11-nutricao-somos-o-que-comemos/