terapêutica hipertensiva

Covid-19: Quando é que as pessoas com diabetes vão ser vacinadas?

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal alerta as pessoas com diabetes que 30% a 40% já estão incluídas no grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra a Covid-19.

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal alerta as pessoas com diabetes que 30% a 40% já estão incluídas no grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra a Covid-19.

Esta percentagem corresponde às pessoas com diabetes com mais de 50 anos que têm, também, uma das seguintes condições: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

As vacinas estão aí e serão um instrumento fundamental no controlo da Covid-19, mas a sua distribuição será um desafio. As pessoas com diabetes sabem esperar pela sua vez, mas exigem que aqueles que estão em maior risco sejam devidamente priorizados. A atual comunicação sobre os grupos de risco não está a passar e, desta forma, é preciso dizer que, entre aqueles que estão em maior risco, estão as pessoas com diabetes, com mais de 50 anos e, com pelo menos, umas das comorbilidades listadas para a primeira fase do plano de vacinação”, defende José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

A APDP reforça que “é preciso informar as pessoas com diabetes e com mais de 50 anos que devem falar com seu médico e pedir uma declaração que atesta a sua condição“. Com esta declaração, “as pessoas com diabetes devem dirigir-se ao centro de saúde da sua área geográfica para serem vacinadas já a partir da próxima semana, segundo afirmou ontem dia 26 de janeiro, a Ministra da Saúde, Marta Temido”.

A associação dispõe de uma Linha de Apoio da Diabetes (21 381 61 61), que pode ajudar a responder a dúvidas.