Congresso Português do AVC

Curso de Enfermagem no 15.º Congresso Português do AVC

Formação especializada na fase aguda do AVC é “mais-valia” para enfermeiros. Inscrições ainda decorrem para curso pré-congresso.

Em 2021, o 15.º Congresso Português do AVC arranca, pela primeira vez, com a organização de um curso pré-congresso dedicado ao tema “A enfermagem na fase aguda do AVC”, para o qual as inscrições ainda se encontram abertas.

A formação – que acontece no dia 3 de fevereiro, entre as 14h30 e as 19h00, destina-se a enfermeiros com interesse na patologia vascular cerebral e que se encontrem a exercer funções em serviços de urgência, unidades de AVC, serviços de Medicina Interna, Neurologia, Neurorradiologia ou Neurocirurgia e também em unidades de cuidados intensivos e de cuidados intermédios.

Sobre a pertinência desta formação para o grupo profissional da enfermagem, Gonçalo Vital, enfermeiro e coordenador do curso, explica queé reduzida a formação base em matéria de doença cerebrovascular, logo a frequência deste curso pode ser considerada uma excelente oportunidade para a aquisição de conhecimentosnuma área que ocupa cada vez mais espaço na prática clínica dos enfermeiros.

Gonçalo Vital refere ainda que a inscrição nesta formação é uma mais-valia para conhecer o Estado da Arte acerca da doença vascular cerebrale, prova disso, “é o elevado número de inscritos no curso” quando ainda faltam algumas semanas para a realização do curso. Os interessados ainda podem efetuar a inscrição através do formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/15aGXzHk5rbvpcQ7LVizvj4VzWNu20rP_WN7TA1oLS-E/viewform?edit_requested=true.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o curso será ministrado em formato exclusivamente online o que permitirá “a cada um dos participantes realizar o curso no local que considere mais adequado, evitando a deslocação”, acrescenta o enfermeiro.

Podem ser consultadas todas as informações sobre o congresso na página www.spavc.org/pt/actividades/15-congresso-portugues-do-avc.